Laboratório CEU Novo Mundo

Oficina participativa

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou entre os dias 31 de novembro e 06 de dezembro de 2014 o Laboratório CEU: Território Novo Mundo. Em caráter de projeto piloto, foi realizada uma série de atividades com a comunidade local, com o objetivo de garantir a participação da população na elaboração, execução e acompanhamento do projeto de implantação do Território CEU Novo Mundo.

Além do projeto arquitetônico e programático do equipamento público em si, o Território CEU inclui um projeto de intervenção urbana para o entorno do equipamento. Através do Laboratório, objetiva-se conhecer profundamente o bairro e sua vida cotidiana, a fim de colher os dados necessários para projetar e implantar o Território CEU Novo Mundo de acordo com os interesses e necessidades dessa população.

 

 

Além da realização de oficinas em equipamentos públicos municipais, a SMDU contou com a estrutura itinerante do projeto Labmovel, uma kombi equipada com recursos tecnológicos para a realização de atividades em espaços públicos. Sob a sombra de uma árvore, na rua ou em uma praça, as oficinas contaram com a participação de público abrangido pela divulgação do Laboratório CEU e também com a participação de público espontâneo, que foi surpreendido pela presença do Labmovel em sua vizinhança.

As oficinas foram conduzidas por arte-educadores que, através de atividades pedagógicas e lúdicas levantaram os anseios e expectativas dos participantes com relação ao Território CEU a ser implantado. Através da utilização de mapas e da maquete produzida em parceria com o grupo Garagem Fablab, os arte-educadores promoveram o mapeamento colaborativo do visível (equipamentos sociais, praças, sistema de transporte, etc) e do invisível (possibilidades pedagógicas, espaços de referência e equipamentos que não pertencem tradicionalmente ao universo da educação).

 

 

 

As oficinas foram organizadas por faixa etária: crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres e idosos. Confira abaixo a programação da semana.

 

Domingo | CCA Cidade Nova

Abertura do Laboratório CEU: Território Novo Mundo

– Apresentação Musical;

– Exibição de vídeos de entrevistas feitas com moradores do entorno;

– Apresentação do projeto, da programação e objetivos da oficina.

 

Segunda | CCA Cidade Nova

Oficina com Jovens

– Levantamento de habilidades, desejos e atividades realizadas pelos participantes;

– Mapeamento de pontos de referência para encontros, prática de esportes, cultura, entre outros, presentes no território;

– Saída pelo bairro com câmeras para entrevistar outros moradores do Parque Novo Mundo.

 

Terça | Em frente ao CCA Cidade Nova

Oficina com crianças

– Conversa sobre brinquedos e brincadeiras do bairro;

– Manipulação da maquete.

 

Quarta | Berimbau (manhã)

Oficina com adolescentes

– Criação de um guia do bairro em forma de mapa, a partir de suas conexões sociais e afetivas.

 

Quarta | Berimbau (tarde)

Oficina com mulheres

– Dinâmica com objetos importantes para as participantes;

– Conversa sobre o dia a dia no Parque Novo Mundo;

– Levantamento de desejos e expectativas.

 

Quinta | Praça Marcone

Oficina com adultos

– Narrativas do cotidiano no bairro – memórias e transformações vividas;

– Criação de mapa coletivo reunindo memória e história dos espaços, festas, crenças, amizades, comidas, paisagens e músicas importantes para cada um.

 

Sexta | Em frente ao CCA Cidade Nova

Oficina sobre fabricação digital

– Montagem conjunta da maquete 3D para a criação de um guia coletivo do bairro

 

Sábado | Berimbau

Encerramento

– Piquenique

– Mostra da produção realizada na semana (vídeos, fotos, mapas e maquetes)

 

As informações coletadas nas atividades de mapeamento foram compiladas e o mapa está disponível online, clique aqui para visualizá-lo.