1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 5 anos de Gestão...
 

27/04/2018

5 anos de Gestão Urbana SP: SMUL divulga resultados da plataforma de participação social

Cartilha produzida traz as principais informações sobre os canais participativos desenvolvidos no período



Para comemorar o aniversário de 5 anos do Gestão Urbana SP, um importante instrumento de participação social no planejamento urbano da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) divulga guia com as ferramentas participativas desenvolvidas no período.

A cartilha detalha os canais de participação usados pela plataforma, isto é, mapas colaborativos, minutas participativas, consultas públicas, formulários e até um aplicativo, informando os objetivos de cada um, quando foram implementados, quantas contribuições receberam e como acessá-los.

 

 

Clique na imagem abaixo para conferir a publicação e acompanhar os resultados obtidos 

Conheça a trajetória do Gestão Urbana SP

A partir do desafio da administração municipal em revisar o marco regulatório da cidade, começando pelo Plano Diretor Estratégico, e de estabelecer um diálogo com a população sobre planejamento e gestão de políticas urbanas, surge em abril de 2013 o Gestão Urbana SP. Uma plataforma que, desde o início, buscou oferecer mais transparência em relação aos projetos para a cidade.

Com o passar do tempo, o Gestão se constituiu como base dos processos participativos da SMUL, sendo utilizado em diferentes estágios do planejamento da cidade. Foram desenvolvidos instrumentos que permitiram à população avaliar o que estava sendo proposto e, sobretudo, fazer suas contribuições. Também foi elaborada uma sessão de agenda participativa, a fim de divulgar, sobretudo, o calendário de canais de participação presenciais, como as audiências públicas.

Para avançar em direção à transparência, facilitando o acesso à informação, o Gestão Urbana SP buscou utilizar uma comunicação clara, didática e ilustrada. E deu resultado. Desde o seu lançamento, a plataforma já recebeu sete milhões de acessos – sobretudo de jovens e adultos de 18 a 34 anos – e contabilizou 20.000 contribuições em seus diversos canais.

Reconhecimento internacional

Ao ser citado em artigos científicos, o Gestão Urbana SP se tornou uma referência nacional e internacional, servindo como modelo para outras administrações municipais. A plataforma recebeu dois grandes reconhecimentos da Organização das Nações Unidas (ONU): foi selecionado como importante ferramenta para o planejamento e desenvolvimento urbano da cidade pela ONU Habitat, sendo apresentado, inclusive, no livro E-Governance and Urban Policy Design in Developing Countries; além disso, foi indicado ao Prêmio de Serviços Públicos da organização mundial.

Próximos passos

Como desafio constante, busca-se para o Gestão Urbana SP a melhoria do seu sistema e interface, procurando aperfeiçoar o desempenho, e consequentemente, ampliar o seu alcance. Em outras palavras, o objetivo é eliminar barreiras, facilitar a navegação, tornar o conteúdo menos técnico e consolidar a plataforma como sede de participação no planejamento urbano de São Paulo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *