15/05/2015

Centro de São Paulo ganhará novo calçadão

A requalificação da área central da cidade, uma das principais metas da atual gestão, prevê a reforma das áreas de pedestres



anima-480x270A Prefeitura de São Paulo dará início a mais um projeto piloto na região central da cidade. Desta vez, a proposta visa testar novas soluções para serem usadas na reforma das áreas de pedestres dos distritos da Sé e República, que somarão cerca de  75 mil m² de calçadão. A requalificação do Centro é uma das principais metas da atual gestão e na medida em que os novos elementos forem testados e validados, o projeto pode se estender para outros pontos da cidade.

A intervenção piloto será realizada na Rua Sete de Abril. Nesse projeto serão removidos os pavimentos existentes, construído novo sistema de drenagem, organização e refazimento das redes subterrâneas, infraestrutura para receber contêineres enterrados para coleta de lixo e novo pavimento em blocos de concreto com 40×20 cm com 16 cm de espessura,  que vai atender às novas demandas, nova iluminação e mobiliário urbano.

Após a validação das soluções propostas, os trabalhos se estenderão por toda a área pedestrianizada.

O principal objetivo do projeto é criar meios de manter e expandir as atividades econômicas instaladas, especialmente nos setores ligados à educação, cultura, lazer e entretenimento e finalmente contribuir para reforçar a identidade do centro histórico de São Paulo, promovendo a valorização do contexto local e suas várias formas de uso.

Clique aqui, para conhecer mais sobre o projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Guilherme Saltini Leite em disse:

    Acho louvável e necessária a iniciativa, porém deveria abarcar outras ruas movimentadas da cidade. A Rua Augusta, por exemplo, uma das ruas mais movimentadas de SP, está com suas calçadas cheias de buraco e com vários trechos onde os bloquinhos que compõem a calçada, material inadequado, estão totalmente soltos e se desprendendo, colocando em risco os pedestres. Já fiz várias reclamações no Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura – SAC e até agora nada foi feito.

  2. Caio Sertório em disse:

    Otima atitude para enfatizar a presença do pedestre na cidade, em uma região onde boa parte da população transita durante a semana.
    Gostaria de elogiar a reforma da calçada feita no bairro da Vila Ré, na Penha, da rua São Serapião(acesso a estação Patriarca). O comércio soube se aproveitar do novo espaço e os pedestres voltaram a usar a calçada.
    A única crítica está na falta de cuidado com os canteiros arborizados do local, o paisagismo que tanto falta na periferia não recebe um tratamento adequado para servir de exemplo.

  3. Andrio em disse:

    Não li o projeto inteiro, mas vai haver espaços entre os pisos para plantar algo que além de deixar a cidade um pouco mais verde diminui o escoamento de água.

  4. Fernando Mariano em disse:

    Há muito tempo eu que uso essa via sinto essa necessidade,de um espaço mais qualificado para o passeio….quando muitas vezes foi inevitável eu utilizar a rua…Parabéns equipe de urbanismo… Mas não se esqueçam da periferia da cidade!!!

  5. Leo Wojdyslawski em disse:

    Sou morador do centro há aproximadamente 10 anos. Apoio totalmente a iniciativa acima, é previsto criar condições para a atração de empresas e entidades ligadas a educação e cultura.
    No entanto, é de se destacar o fato de que para s pessoas que pretendem instalar sua empresa ou entidade é previsto desmistificar o Centro, já que conhecem a região quase como turistas.
    Uma das questões principais, ao meu ver, que afasta turistas, novas empresas e novos moradores tem sido ultimamente a limpeza urbana. O centro está sujo e descuidado. Nos finais de semana me parece que não há coleta ou se há, é falha. Lixo acumulado de sexta até segunda-feira. Odor de fezes e urina humanas por toda parte. Centenas de moradores de rua completamente sem assistência e em condições de higiene e saúde animalescas. Por exemplo, por ironia acabei de ver uma senhora defecar na porta da Secretaria Municipal de Saúde.
    Há muito o que fazer, mas há prioridades que não podem ser deixadas de lado.

    • Guilherme Saltini em disse:

      Ó descaso dessa gestão em relação à assistência social já passou dos limites. A cidade está infestada de gente morando na rua, montando barracos onde quer que queiram, emporcalhando os espaços públicos com lixo, urina e fezes. Não entendo a lógica da gestão atual em querer resgatar o espaço público, incentivando iniciativas de apropriação deste espaço, se não há a menor condição pra que isso ocorra.

    • Fhcg em disse:

      Leu o projeto? Viu que estão previstas lixeiras subterrâneas, que só podem ser acessadas pela coleta oficial? Acabou o problema dos nóia arrebentando os sacos e espalhando o lixo pra procurar latinha.

  6. Rodrigo em disse:

    Muito bom! Esperava há muito tempo por uma coisa assim! A ruela da 7 de abril é um estorvo, pois os pedestres precisam invadi-la por falta de espaço e os motoristas só podem andar muito devagar se não quiserem machucar ninguém! Dar vida ao espaço público deve ser a prioridade principal da gestão urbana hoje em dia, e é triste ver muitas cidades brasileiras importantes indo na contramão desse caminho. Espero que dê certo, mas quero saber uma coisa: e o problema da impermeabilização causada por essas obras? E a arborização da via, entrará em pauta? São elementos essenciais para se construir uma cidade com mais qualidade de vida e clima mais ameno, ar menos poluído!

  7. Afonso Tang Mamolli em disse:

    Aquela rua XV de novembro é um absurdo de roubo na cara dura,quem administra aquilo lá deveria ter vergonha na cara de roubar dinheiro público tão descaradamente, podiam já há muito tempo ter feito um projeto de remanejar toda a infraestrutura para as laterais, deixando o meio livre para concretagem do piso e ai sim colocarem o mosaico português ( mantendo a característica original do piso, se essa for a idéia!) encima de uma base que aguente o transito de caminhões pipa, carros fortes, entre outras., e não encima do solo direto, servindo apenas para dar dinheiro a meia dúzia de interessados.

  8. Arthur Yamoto em disse:

    Ótimo projeto de requalificação urbana da R. Sete de Abril. A implantação da ciclovia já trouxe uma melhoria para a via, mas a remodelagem do calçamento, junto com a maior oferta de iluminação será uma enorme passo! Parabéns para a Prefeitura de São Paulo!