21/11/2016

Confira o que foi discutido no seminário sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo

O encontro foi realizado no dia 17 de novembro e teve como objetivo debater o planejamento territorial e governança metropolitana



imagem-gestao

Na última quinta-feira, dia 17 de novembro, a Prefeitura de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Prefeitura de Guarulhos realizaram o seminário “A metrópole que queremos: construindo caminhos e discutindo o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI / RMSP) e o Plano Diretor Regional (PDR / ABC)”. Durante o encontro, que contou com 192 participantes, foram apresentadas as contribuições para a elaboração dos Planos, fomentando assim o debate público sobre o PDUI.

No início do seminário foram feitas algumas reflexões sobre a região do ABC, com destaque para as expectativas e tendências de desenvolvimento da região. Em seguida, integrantes da Prefeitura de São Paulo e de Guarulhos, assim como do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, apresentaram o contributo ao Caderno Preliminar de Propostas do PDUI. O material trata do escopo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI/RMSP): das diretrizes às Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) e da proposta de articulação entre o Planejamento Territorial (Macrozoneamento e Instrumentos) e a revisão da Governança Metropolitana existente.

Na segunda parte do seminário, a sociedade pôde debater as propostas apresentadas até então para o Plano Metropolitano. Durante a plenária, o principal ponto levantado foi a necessidade de articular a elaboração do PDUI a políticas interfederativas, para atender os principais problemas e desigualdades da Metrópole de forma efetiva.

Também foi mencionada a importância de preservar o conteúdo elaborado até o momento para as próximas gestões, e de instaurar a Instância Colegiada Deliberativa como um órgão representativo da sociedade durante a elaboração e aplicação do PDUI.

O próximo debate sobre o PDUI junto à população será realizado na Conferência Estadual das Cidades, a ser realizados nos dias 3 e 4 de dezembro. Saiba mais: https://6cecidadessp.wordpress.com.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. EDSON SILVA SANTOS em disse:

    oi sou edson e um prazer estar se comunicado com voceis so a favor a mudanca da gestao pubrica ha muita coisa a ser descutirda serio porisso que estavamos tendo dificudade para atenter as demadas entao foi doado um conputador para atender as demadas da area do campo limpo e estamos a dispozisao para ter viculos com as secretarias local onde estamos rua cromer jd vale das virtudes