31/08/2017

Confira quem são os novos Conselheiros da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Urbana

Tanto as chapas e entidades eleitas por quase 9 mil pessoas no dia 20 de agosto, quanto as demais que não necessitaram participar da disputa devido à ausência de concorrentes, foram anunciadas no dia 30 de agosto em publicação no Diário Oficial



Foram anunciadas no dia 30 de agosto, em publicação no Diário Oficial da Cidade, as chapas e entidades dos novos Conselheiros que representarão a sociedade civil no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) nos próximos dois anos. Conforme o Plano Diretor Estratégico – PDE, é permitida apenas uma recondução sucessiva de mandato.

No dia 20 de agosto, mesmo em um domingo chuvoso, 8.885 eleitores compareceram às Praças de Atendimento das 32 Prefeituras Regionais da cidade para votar nas chapas e/ou entidades que disputaram em dois segmentos: Movimentos de Moradia e Associações de Bairro.

O segmento “Associações de Bairro” contabilizou 783 votos, sendo 480 para a Chapa “Cidade Viva”, que conquistou três das quatro vagas, 126 à Chapa “Por São Paulo”, que obteve uma vaga, e 112 para “Associação São Benedito Legal”, que não atingiu o coeficiente eleitoral, além de 65 votos nulos.

Já para “Movimento de Moradia” houve 8.102 votos, com 7.606 para Chapa “Moradia é Luta”, obtendo, dessa forma, as quatro cadeiras em disputa, e 136 para “Avança Moradia”, que não alcançou o coeficiente eleitoral. Foram contabilizados, também, 324 votos nulos e 36 brancos. Confira aqui a Ata de Apuração publicada no Diário Oficial da Cidade.

As Prefeituras Regionais de São Mateus (Zona Leste), Freguesia do Ó/Brasilândia (Zona Norte) e Sé (Centro) foram as que mais registraram eleitores, 1.069, 956 e 824, respectivamente.  Marcaram presença na eleição os Prefeitos Regionais Antonio Eduardo dos Santos (Guaianases), Amandio Martins (Ipiranga) e Maria de Fátima Marques Fernandes (Jabaquara). Acesse aqui a apuração completa por prefeitura regional

Outros Segmentos
As Entidades do Setor Empresarial, Entidades Acadêmicas e de Pesquisa, Entidades Profissionais, Movimentos Ambientalistas, Organizações Não-Governamentais, Movimentos de Mobilidade Urbana e Movimentos Culturais não tiveram disputa porque o número de inscrições foi igual ou menor às cadeiras disponíveis.

Já os segmentos dos Trabalhadores, por suas Entidades Sindicais, e de Entidades Religiosas não apresentaram candidaturas, restando vagas suas representações, em acordo com a legislação vigente.

– Clique aqui para conferir o resultado oficial no Diário Oficial.

– Confira aqui a lista de Conselheiros eleitos da sociedade civil

 CMPU

O Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU é um dos órgãos colegiados deliberativos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento -SMUL, tendo como objetivos acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições legais.

De acordo com o Plano Diretor Estratégico, o CMPU é composto por 60 Conselheiros titulares e respectivos suplentes. São 26 representantes do Poder Público e 34 da sociedade civil, organizados por segmentos, com direito a voz e voto.

Dentre os representantes da Sociedade Civil doze Conselheiros e seus devidos suplentes são oriundos de outros Conselhos municipais (oito do Conselho Participativo Municipal ou do Conselho de Representantes, um do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES, um do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos – CPOP, um do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – CMTT e o último do Conselho Municipal de Habitação – CMH. Os outros 22 são eleitos bienalmente a partir de segmentos abordados nesta eleição.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *