27/08/2015

Conselho Municipal de Política Urbana realiza primeira Reunião com novos integrantes eleitos

Conselho agora conta com 60 membros, conforme estabelece o novo Plano Diretor



20150827_092401

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, a primeira reunião dos representantes eleitos do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). Em conformidade com o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) o CMPU passou a ser composto por 60 (sessenta) membros titulares e respectivos suplentes, representantes do Poder Publico e da sociedade civil, organizados por segmentos, com direito a voz e voto.

A 36ª Reunião Ordinária contou com a apresentação da Política de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo, veja aqui a apresentação. Além disso, os novos conselheiros propuseram uma agenda e cronograma de reuniões para 2015 e, em seguida, abriram o Plenário.

O Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) é um órgão colegiado integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), com a finalidade de estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar e avaliar sua execução.

A atuação efetiva na gestão pública, com base na plena informação é uma das diretrizes do novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo, que reafirma a gestão democrática como direito da sociedade e essencial para concretização das funções sociais da cidade, garantindo um processo permanente, descentralizado e participativo de planejamento, controle e avaliação.

O mandato dos novos membros do Conselho é de dois anos, sendo permitida apenas uma recondução.

As reuniões do Conselho acontecem pelo menos a cada dois meses e qualquer munícipe pode participar. A agenda com as datas e horários dos encontros pode ser consultada clicando aqui.

Eleição
O processo para a eleição de novos membros do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) começou no dia 13 de janeiro com a abertura das inscrições para os interessados em representar a sociedade civil no órgão. Ao todo, 62 candidatos – titulares e suplentes – disputaram as vagas, distribuídas entre associações de bairro, entidades acadêmicas e de pesquisa, ONG’s, movimentos ambientalistas e de mobilidade urbana, dentre outros. Cerca de 16 mil eleitores deram o seu voto.

Saiba mais
Veja como o Plano Diretor fortaleceu a participação popular nas decisões sobre os rumos da cidade clicando aqui.
Conheça os novos membros do Conselho.

Arquivos
Lista de presença
Apresentação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *