27/01/2016

Contratação de aplicativo de táxi reduz em 50% custos de transporte de secretaria

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano passa a utilizar aplicativo de táxi para o transporte de servidores, substituindo modelo de locação de veículos com motorista. Prefeitura estuda ampliar projeto piloto para outras pastas



20150127-TaxiUma inovação na contratação de serviços de transporte permitirá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) cortar pela metade os custos com transporte de servidores. A pasta substituiu o tradicional modelo de locação de veículos com motorista por um contrato com um aplicativo de táxi. A mudança, além da economia, permite mais transparência e possibilidade de rastreamento das viagens. Prefeitura estuda ampliar projeto piloto para outras pastas.

Segundo levantamento da secretaria, a média de custo mensal para a pasta com transporte de pessoas nos últimos três anos foi de R$ 17 mil reais. A estimativa é que o novo contrato possibilite que essa média caia para R$ 7 mil. Com isso, a mudança de modelo permite uma economia anual de recursos públicos de R$ 120 mil reais.

O aplicativo contratado também possibilita acesso a dados como o mapeamento de percursos, tempo e velocidade média dos deslocamentos, o que permite maior transparência no uso e gestão do serviço.

O contrato pioneiro foi firmado em 11 de janeiro com a empresa Fuji Táxi, selecionada por pregão eletrônico. Em dez dias de funcionamento, o serviço foi acionado 15 vezes e teve boa avaliação dos servidores. A expectativa é que até o final do mês sejam 20 corridas.

Cerca de 3 mil veículos em toda a cidade poderão ser solicitados pelos servidores por computadores e por celulares via aplicativo ou via central telefônica. O serviço tem disponibilidade todos os dias, 24 horas, sem limite no número de veículos acionados. O sistema permite agendamentos e também deslocamentos para outros municípios.

Em comparação, o contrato anterior fornecia apenas cinco veículos, que ficavam disponíveis por oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Outra desvantagem do modelo antigo era o pagamento de horas extras aos finais de semana e também a necessidade de manter uma garagem.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação (Secom)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *