1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. GeoSampa: descubra os monumentos...
 

03/04/2017

GeoSampa: descubra os monumentos históricos de São Paulo

Mapa digital da cidade, uma plataforma que permite criar roteiros culturais e programar projetos de zeladoria, entre outras inúmeras ações. Confira no texto o passo a passo para utilizar o GeoSampa



A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade formato aberto, mantido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, acaba de lançar para consulta pública e download, sem restrições, os monumentos históricos da cidade de São Paulo, completando uma rede de informações que compreende 184 temas sobre a capital, como localização de semáforos e pontos de iluminação pública, croquis patrimoniais, dados sobre a população, equipamentos públicos e concessão da outorga onerosa do direito de construir.

No GeoSampa, alimentado por trabalho conjunto de várias secretarias municipais, é possível visualizar, no caso dos monumentos históricos, o nome do monumento, a data de instalação e material da obra. As inúmeras informações que constam neste mapa permitem diversas abordagens quantitativas sobre a cidade, além de análises qualitativas sobre nossas condições urbanas. No caso da inserção dos monumentos históricos, é possível elaborar roteiros culturais e programar ações de zeladoria.

“Este é o primeiro mapa integrado, online e em formato aberto que a prefeitura disponibiliza ao cidadão. Associado aos demais temas do GeoSampa, como rede de transporte, esses dados poderão ser utilizados na implantação de roteiros turísticos, por exemplo, não apenas na região central, mas em vários bairros da cidade”, afirma Luciana Pascarelli Santos, diretora do Departamento de Produção e Análise de Informação – DEINFO da SMUL.

Além dos locais dos monumentos históricos, outra novidade é a publicação da camada “Articulação de Imagens”. Trata-se da localização e identificação dos códigos das fotografias aéreas de vários períodos. As fotos também estão disponíveis para download e publicação.

Para consultar as informações sobre monumentos históricos, acesse o GeoSampa, vá ao menu do lado direito da tela, clique na camada “Equipamentos”, em seguida “Cultura” e, finalmente, “Monumentos”.

Para realizar o download da camada, clique no ícone “Download de Arquivos”, localizado no menu à esquerda, selecione o tema “Equipamentos” e depois “Cultura”.

No caso da Articulação de Imagens, habilite a camada “Articulação de Imagens” e clique na opção de interesse. Feito isso, aperte o botão “Obter informação de camada”, posicionado no menu à esquerda e representado pela letra “i”, e selecione no mapa a área desejada para obter um código.

Essa combinação de números e letras será utilizada para baixar a imagem. Em “Pesquisar”, no menu da esquerda, escolha a aba “Download Imagens/MDC”, defina o período das fotos e no campo “Código da Faixa” informe o código obtido. Depois é só clicar em download e apertar a área destacada para obter o link.

 

Como usar o GeoSampa?

Considerado uma fonte – referência de informação sobre serviços e equipamentos da cidade de São Paulo, o GeoSampa reúne ainda mapas históricos, arquivos de ortofotos – representação fotográfica de uma região da superfície terrestre, na qual todos os elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações -, imagens de satélite, fotografias aéreas, plantas, croquis e cartas antigas, como o mapeamento da cidade realizado nos  anos 30 – o Sara Brasil.

A plataforma é fácil de consultar. Confira a seguir como pesquisar e baixar cada uma das camadas do mapa.

Ferramentas e Download de arquivos
O GeoSampa possui diversas ferramentas, como os botões de pesquisa e de download de arquivos. A opção “pesquisar” é representada por um desenho de uma lupa e está localizada no menu à esquerda da tela. Esse botão permite que a busca no mapa seja feita, entre outras formas, por prefeitura regional, distrito, setor-quadra e até pelo próprio endereço. Nesse caso, basta preencher o nome do logradouro, digitando apenas o nome, sem acentos ou cedilha, e clicar em pesquisar.

Para fazer o download de arquivos, é necessário selecionar o ícone que possui a imagem do mapa de São Paulo com uma seta para baixo. Feito isso, escolha uma camada, por exemplo, transporte. Uma série de opções vai aparecer, entre elas, os corredores de ônibus. Ao clicar no formato para download, o conteúdo será baixado.

É importante ressaltar que a opção “Acessar Metadados”, localizada no canto superior direito da tela, contém informações sobre a coleta de dados, como periodicidade e circunstância de apuração, que são importantes para um melhor aproveitamento da ferramenta.

Camadas
Este sistema também permite cruzar diversas camadas para obter informações. Ao adotar o procedimento explicado para a opção “pesquisar”, pode-se escolher a Prefeitura Regional da Sé como exemplo. Será possível conferir, dentre outras coisas, as bibliotecas e os terminais de ônibus do local. O processo é simples. No menu da direita, clique em “Equipamentos”, em seguida “Cultura” e para finalizar, “Bibliotecas”. Já para  visualizar os terminais de ônibus, escolha “Transporte”, depois “Ônibus” e “Terminais de Ônibus”. Para obter mais informações sobre cada  camada, selecione o botão “i”, presente no menu à direita, e clique em seguida na camada de interesse no mapa.

O Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Foi desenvolvido a partir de software livre pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM). Em 2016, contabilizou cerca de 660 mil acessos, número quase cinco vezes maior do que o registrado em 2015.

Para saber mais sobre o conteúdo de mapas e camadas de dados, bem como as ferramentas disponíveis, acesse o Tutorial GeoSampa aqui.

Caso queira tirar dúvidas sobre a plataforma, mande um e-mail para geosampa@prefeitura.sp.gov.br ou ligue 3113-7920/7916. Através dos mesmos contatos, também é possível agendar uma visita com a equipe do GeoSampa à sua escola, universidade ou empresa para explicar o funcionamento do mapa.

 




Comentários

  1. Marina Gianella Correa em disse:

    Que bom que o portal continua a todo vapor! Uso bastante. Parabéns a equipe da Secretaria. Essa ferramenta é ótima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *