26/10/2017

GeoSampa: veja os bens tombados da cidade no mapa

A partir de agora é possível visualizar imóveis tombados, manchas urbanas tombadas e os bairros ambientais da cidade



A plataforma GeoSampa, mapa digital da cidade em formato aberto, mantido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, acaba de oferecer nova função aos seus usuários em parceria com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura. Agora estão acessíveis informações sobre bens tombados da Cidade de São Paulo.  No Portal, poderá ser consultada a localização dos pontos, áreas de preservação e dados correspondentes.

O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio de legislação específica, bens culturais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, impedindo que venham a ser demolidos, destruídos ou mutilados. O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis, tangíveis e intangíveis, assim como espaços públicos, bairros e conjuntos arquitetônicos. A definição e análise de bens a serem tombados são de responsabilidade do DPH e do CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, no âmbito da prefeitura de São Paulo.  

Esta camada do GeoSampa  está  em construção e deverá agregar outros conteúdos em breve como os perímetros envoltórias, isto é, a área de 300 metros entorno do bem tombado . Hoje, já é possível acessar os dados de tombamento de mais de 3.000 imóveis e de áreas como as do Horto Florestal, Instituto Butantã, Bairro do Bexiga, Jardim Europa , entre  outras.

Para acessar as informações, basta abrir o Mapa Digital da Cidade de São Paulo e selecionar o item “Legislação Urbana”. Escolha a categoria de Bens Protegidos. Feito isso, pode-se identificar entre os imóveis tombados, as manchas urbanas tombadas e os bairros ambientais da cidade. Até o fim do ano, novas categorias serão adicionadas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários