27/07/2018

“Ligue os Pontos” em ação

Projeto realizou o primeiro curso de capacitação aos agricultores familiares da região sul do município de São Paulo



O projeto “Ligue os Pontos”, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, premiado pela Bloomberg Philantropies no certame internacional “Desafio aos Prefeitos”, realizou o primeiro curso de capacitação aos agricultores familiares da região sul do município de São Paulo.

A atividade foi iniciada em 23 de julho com palestra sobre a importância das análises do solo para avaliar suas deficiências nutricionais, proferida por Pedro Chaves, do projeto FertBike da UNESP – Universidade Estadual Paulista, da cidade de Registro. A semana contou com visitas técnicas in loco nas propriedades que participaram da atividade de capacitação. A atividade teórica foi realizada na Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros, unidade da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo.

O “Ligue os Pontos” tem como finalidade básica o fortalecimento da agricultura na região sul de São Paulo, orientando os produtores a aumentar sua produção e se utilizar de técnicas contemporâneas e protetoras ao meio ambiente.

Durante a semana, o agrônomo Pedro Chaves e a equipe de assistência técnica do projeto percorreram 22 propriedades agrícolas da região, reunindo 48 agricultores que receberam certificados de participação. No campo, demonstraram como se deve retirar as amostras do solo para que se tenha um resultado de analise confiável. O “Ligue os Pontos” fornecerá gratuitamente as análises em laboratório, que servirão para corrigir o plantio e aferir o aumento da fertilidade do solo na região. Segundo estudos, a correção dos solos proporciona, em média, um aumento de mais de 100% da produtividade.

Em tese, a assistência técnica deste projeto consiste em visitas periódicas de técnicos e agrônomos em propriedades agrícolas, nos quais são dadas orientações para o melhor manejo da área, visando aumento da produtividade por meio das melhores práticas agrícolas.

O projeto “Ligue os Pontos” está desenvolvendo ferramentas digitais e um sistema de informações para a sistematização das necessidades dos agricultores e das atividades de assistência técnica, a fim de ter maior precisão nas tomadas de decisão das atividades como, por exemplo, quais cursos de capacitação deverão ser oferecidos aos agricultores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *