01/02/2016

Mais dois Eixos de Estruturação da Transformação Urbana previstos no Plano Diretor são ativados

Desta vez os incentivos para o adensamento e uso misto passam a valer nas áreas de influência das linhas 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô



gestaoAs estratégias trazidas pelo Plano Diretor para melhorar a mobilidade urbana, aproximar o emprego da moradia e otimizar os espaços da cidade acabam de ser reforçadas com a publicação de dois decretos que declaram vigentes os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana previstos pelo prolongamento da linha 5-Lilás (da Estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin) e implantação da linha 6-Laranja (da estação Brasilândia até a São Joaquim) do Metrô.

Com a novidade, o entorno das futuras estações passam a contar com incentivos para adensamento construtivo e populacional, uso misto entre imóveis residenciais e não residenciais e qualificação dos espaços públicos. Isso significa que os novos empreendimentos nas áreas de influência dos Eixos deverão ter um número mínimo de unidades residenciais, podendo-se construir até 4x a área do terreno, o que otimiza o aproveitamento do solo em áreas bem localizadas da cidade, diminui o tempo e a distância dos deslocamentos e favorece a relação das pessoas com a cidade.

Outra estratégia para qualificar essa interação é a previsão de calçadas mais largas e construção de fachadas ativas, com acesso aberto à população. O desestímulo ao uso do automóvel também está previsto com a limitação dos incentivos para a construção de vagas de garagem nos empreendimentos próximos aos Eixos.

Essa é a segunda vez que um Eixo previsto no PDE se torna vigente. No ano passado, o plano de obras para o corredor de ônibus Leste-Itaquera foi o que deu início à expansão dessas áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

Para acessar os decretos, clique nos links abaixo:
Decreto 56.781 (Linha 5-Lilás)
Decreto 56.782 (Linha 6-Laranja)

Para saber mais sobre a estratégia do PDE de orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público, clique aqui.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *