04/05/2017

ObservaSampa: conheça os indicadores da cidade de São Paulo

A plataforma digital permite descobrir diversos dados da cidade, da cobertura de suporte básico do SAMU ao acervo de livros disponível nas bibliotecas municipais. Software livre e código aberto, forma uma comunidade colaborativa para diagnosticar, monitorar e avaliar os indicadores do município



Atualizado em 21 de maio de 2018, às 13h30

Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo, mais conhecido como ObservaSampa, é uma importante plataforma digital da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL. Alimentado por trabalho conjunto de várias secretarias municipais, institutos de pesquisa, comunidade acadêmica, organizações e movimentos sociais, reúne mais de 300 indicadores agrupados em 21 eixos temáticos, como saúde, educação e meio ambiente.

Lançado em 2014, o portal foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Secretaria de Gestão, a partir do trabalho dos órgãos membros do Comitê Intersecretarial de Indicadores da Cidade de São Paulo. Em junho de 2016, o ObservaSampa foi atualizado e recriado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, hoje Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

O ObservaSampa possibilita, por exemplo, descobrir qual é a cobertura de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o acervo de livros disponível nas bibliotecas municipais por habitante e o índice de coleta seletiva. Sobre a população paulistana , é possível verificar, dentre outros fatores, a esperança de vida ao nascer, que saltou de quase 73 anos em 2000 para mais de 76 anos em 2010.

Para elaborar os cálculos dos indicadores, o portal utiliza alguns dados do Infocidade e do GeoSampa, demais plataformas digitais de dados da SMUL. Recentemente, o GeoSampa, mapa digital da cidade, obteve a nota máxima de 100% no 1º Open Data Índex São Paulo (Índice de Dados Abertos 2016 para São Paulo), produzido pela FGV-DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas),em parceria com a Open Knowledge Brasil. O estudo avaliou a política de dados abertos de cada cidade e país em diversas dimensões, como serviços públicos; dados socioeconômicos; legislativos e eleitorais; finanças públicas; informações geolocalizadas e indicadores ambientais.

Já no Infocidade, a  SMUL coloca à disposição do público uma extensa compilação de indicadores e informações que compõem seu banco de dados. A plataforma eletrônica aborda um total de 17 temas, incluindo, uso do solo urbano, meio ambiente e habitação. É possível, por exemplo, conhecer a localização de favelas em São Paulo e visualizá-las no mapa do município.

Todos os dados do ObservaSampa estão estruturados em um sistema que permite a correlação entre as mais de 350 variáveis que abordam aspectos sociais, econômicos, demográficos e territoriais da cidade. Também é possível verificar o comportamento de cada indicador por região – distrito ou prefeitura regional, auxiliando o monitoramento de políticas públicas e orientando a gestão na tomada de decisões.

“As dúvidas e solicitações mais frequentes são com relação aos indicadores de Mobilidade e Transporte e Educação”, afirma Marilia de Araujo Roggero, coordenadora do ObservaSampa. Com cerca de 2.000 acessos por mês, a plataforma vem sendo aprimorada, a fim de que seja mais utilizada pela população. Além dos indicadores passarem por processos constantes de validação, o portal também recebe melhorias técnicas para facilitar o acesso de todos os usuários.

Desenvolvido em software livre e código aberto, o ObservaSampa tem o objetivo de construir uma comunidade colaborativa em torno do diagnóstico, monitoramento e avaliação de indicadores da cidade , isto é,  receber dados de fontes confiáveis e , após validá-los, colocá-los à disposição do cidadão.

Como consultar um indicador?

Acesse o ObservaSampa, clique na opção “INDICADORES” e em seguida, “Indicadores por Tema”. Feito isso, selecione um tema no menu à esquerda para os indicadores disponíveis aparecerem.

Após definir o indicador, escolha o período desejado de pesquisa e aperte o botão “SELECIONAR”.  Será mostrada uma tabela acompanhada de outras informações sobre o indicador pesquisado, como definição, a forma como foi calculado, fonte da informação, entre outros.        

Caso esteja interessado em analisar apenas uma região da cidade, clique em “Indicadores por Região”, selecione a Prefeitura Regional e/ou Distrito, e prossiga normalmente com seu estudo.

O ObservaSampa também permite a visualização dos indicadores em forma de gráficos e mapas. O site disponibiliza ainda publicações, vídeos e estudos elaborados pela Prefeitura de São Paulo e outros órgãos de pesquisa do tema.

Clique aqui para saber mais sobre o ObservaSampa.

Caso queira enviar dúvidas ou sugestões sobre a plataforma, mande um e-mail para observasampa@prefeitura.sp.gov.br ou ligue 3113-7831.

Assessoria de Comunicação e Imprensa – Ass. Gabinete/APPC – SMUL
Glauco Blasco – MTB: 83625/SP




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *