15/06/2016

Prefeitura lança mapa colaborativo para o desenvolvimento rural sustentável em São Paulo

Nova ferramenta vai mapear e reunir informações sobre produtores agrícolas, hortas urbanas e atividades ligadas ao ecoturismo na cidade



notíciaA Prefeitura de São Paulo acaba de lançar um mapa colaborativo que vai subsidiar a formulação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. Disponível na plataforma Gestão Urbana, a ferramenta tem por objetivo reunir informações sobre a localização e as características dos produtores agrícolas, das hortas urbanas e das atividades ligadas ao ecoturismo na cidade.

O lançamento do mapa foi feito durante a 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, evento para discutir diretrizes de desenvolvimento para a zona rural e eleger o Conselho de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável, consolidando e as diretrizes aprovadas no Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/2014).

Para colaborar, basta acessar o mapa clicando aqui, fazer o cadastro e seguir as orientações de preenchimento.

O PDE e a Zona Rural
Com o novo Plano Diretor, a zona rural da cidade voltou a ser reconhecida e valorizada, e não mais se caracterizar como uma área reservada para expansão urbana. A ideia é incentivar usos e atividades econômicas que sejam capazes de conciliar proteção ambiental com geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e exclusão socioambiental dos moradores. 

Conheça a estratégia do PDE para incorporar a agenda ambiental ao desenvolvimento da cidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Já existem alguns mapeamentos feitos pela sociedade civil. Para citar um, coloco o mapa feito pelo Movimento Urbano de Agroecologia: http://muda.org.br/mapa-muda.html

    Diversas pessoas do Poder Público sabiam da existência desse mapa, o que me faz refletir: por que a Prefeitura não dialoga e apoia iniciativas da sociedade civil ao invés de começar do zero e fingir que está protagonizando algo. O Poder Público deve manter um constante diálogo com a sociedade civil organizada e pensar formas de desenvolver novas ações que de fato auxiliem na valorização da zona rural e dos produtores de alimento da cidade, ao invés de seguir alheio às iniciativas sociais e, muitas vezes, atropelando-as.

  2. regina chaves em disse:

    O Viveiro escola “CASA DAS ARAUCÁRIAS”(localizado a rua Arquiteto Professor Chaves nº10/cohab Castro Alves -CEP:08474-135),com seu GRAU -Grupo Agricultura Urbana Cidade Tiradentes,apoia este Mapa Colaborativo e participa ativamente de sua construção;acreditando ser este um dos caminhos rumo ao desenvolvimento sócio ambiental urbano&sustentável para a cidade de São Paulo.
    Saudações Verdes;
    Regina Chaves
    Instrutora Ambiental
    CADES/CT-SP/Brasil