13/07/2018

Prefeitura lança Sistema de Monitoramento dos  Projetos de Intervenção Urbana (PIU)

Novo sistema possibilita o acompanhamento do andamento dos projetos pela sociedade de forma transparente



Nesta sexta feira, 13 de julho, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento-SMUL , por meio da São Paulo Urbanismo, lança o Sistema de Monitoramento dos Projetos de Intervenção Urbana (PIU). A plataforma está disponível no GestãoUrbanaSP, na seção de Estruturação Territorial.

O objetivo do novo sistema é permitir que a sociedade acompanhe a implementação do instrumento apresentado pelo PDE – Plano Diretor Estratégico, monitorando as ações e o desempenho dos projetos. A proposta apresenta todos os Projetos de Intervenção Urbana em andamento na Prefeitura, permitindo que os cidadãos acompanhem as diferentes etapas do desenvolvimento dos projetos, sua abrangência no território, bem como verifiquem os documentos integrantes dos processos de aprovação de cada. Desse modo, o sistema visa organizar os fluxos previstos no decreto regulamentador e assim, garantir maior transparência e controle pela sociedade.

A atualização das informações é de responsabilidade da SMUL e da São Paulo Urbanismo. A ideia é que o sistema, que segue em desenvolvimento, seja constantemente aprimorado para que qualquer pessoa interessada em conhecer o andamento das ações dos projetos encontre as informações de forma clara em meio digital. Esta ação  faz parte de mais uma iniciativa da Prefeitura para ampliar o acesso a informação e a participação social em relação ao planejamento urbano da cidade por meio da plataforma GestãoUrbanaSP.

 

Entenda mais sobre os PIUs

Os PIUs são  estudos técnicos necessários para promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação na cidade de São Paulo. Elaborados pelo poder público , podem ser realizados  também a pedido da iniciativa privada, originam-se a partir de premissas do PDE e objetiva sistematizar e criar mecanismos urbanísticos que melhor aproveitem a terra e a infraestrutura urbana, aumentando as densidades demográficas e construtivas além de permitir o desenvolvimento de novas atividades econômicas, criação de empregos, produção de habitação de interesse social, as HISs,  e equipamentos públicos para a população.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *