29/12/2016

Prefeitura publica livros sobre o Arco do Futuro, Rede de Espaços Públicos e Território CEU

As publicações podem ser consultadas e baixadas no Gestão Urbana



A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, acaba de publicar aqui no Gestão Urbana livros sobre o Arco do Futuro, a Rede de Espaços Públicos e o Território CEU. Todas as publicações estão disponíveis para consulta e download.

O livro “O Arco do Futuro na São Paulo de hoje” registra as ações empreendidas pela gestão voltadas à formulação da política do Arco do Futuro, assim como os primeiros passos normativos e de estruturação dos projetos que conduzirão à sua implementação ao longo das próximas décadas.

“Espaços Públicos e a cidade que queremos” relata algumas práticas direcionadas à ação sobre o espaço público por meio da compreensão de seus modos de uso. Os projetos apresentados foram construídos a partir de um extenso trabalho de leitura das condições e das potencialidades existentes, buscando sempre a melhor estrutura para o desenvolvimento de uma cidadania plena.

A publicação “Território CEU: Rede de Equipamentos e Espaços Públicos” apresenta o resultado do trabalho realizado para a formulação e a implementação do Programa Território CEU. O objetivo é contribuir para a elaboração de políticas públicas que apostem na intersetorialidade e na integração das políticas setoriais para promover o atendimento integral das necessidades dos moradores da cidade. Além de auxiliar a formulação de políticas nas quais os espaços públicos seja o protagonista da transformação de São Paulo numa cidade mais justa e humana

Para acessar o livro “O Arco do Futuro na São Paulo de hoje”, clique aqui.

Para consultar o livro “Espaços Públicos e a cidade que queremos”, clique aqui.

Já para visualizar o livro “Território CEU: Rede de Equipamentos e Espaços Públicos”, clique aqui.

Confira aqui o livro “A política urbana em São Paulo: experiência e projetos”

 

Arco do Futuro
O Arco do Futuro é um território estratégico para alterar o modelo de desenvolvimento urbano de São Paulo em direção a uma cidade mais equilibrada dos pontos de vista urbanístico, ambiental, econômico e social. Seu perímetro combina três elementos estruturantes no processo de formação da cidade: os dois principais rios – Pinheiros e Tietê, que drenam as principais bacias hidrográficas; a existência das ferrovias, que determinaram a localização das estruturas produtivas ao longo dos séculos XIX e XX, e a presença de antigas áreas industriais, cuja reestruturação abre espaço a um novo aproveitamento pela cidade.

 Rede de Espaços Públicos
Um dos objetivos da Prefeitura de São Paulo é renovar as formas de uso dos espaços públicos da cidade, compromisso direto com os direitos sociais e civis de toda a sociedade. Isso ocorre pela necessidade de atualização e transformação das estruturas nos espaços já existentes, permitindo uma ocupação mais democrática.

Promover a diversificação das atividades – envolvendo um número maior de grupos de usuários em faixas de tempo – constitui-se em um instrumento fundamental para a construção do domínio público sobre os espaços públicos. Esse processo é capaz de promover, além da melhoria na percepção de segurança e qualidade, o reforço no sentido de pertencimento e identificação da população com a cidade, o que é fundamental para o sucesso de sua renovação.

 Território CEU
Os novos CEUs ampliam o conceito original de integração entre programas educacionais, ao possibilitar a integração com outros equipamentos públicos do bairro. No campo pedagógico, a adesão das escolas municipais ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, expande as possibilidades de uso destes equipamentos para as atividades pedagógicas variadas necessárias à educação integral e integrada, abrindo oportunidades de educação além dos muros escolares. Esta integração visa garantir o acesso seguro da população, especialmente das crianças e adolescentes, ao espaço da cidade, consolidando São Paulo como uma Cidade Educadora.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Thainan Pereira em disse:

    Amei os livros Gestão Urbana super bacana mesmo,
    Assim que tiver o livro físico, terei interesse.

  2. Heraldo Ferreira Borges em disse:

    Prezadxs, sou professor de Urbanismo da FAU Mackenzie e gostaria de saber como faço para conseguir a versão impressa destes três documentos? Muito obrigado!