22/10/2014

Projetos das primeiras unidades do Território CEU são apresentados para a população

Após finalização e apresentação dos projetos, primeiras oito unidades do Território CEU terão a fase de pré-qualificação de empresas aberta até o início do próximo mês. Programa de Metas 213-2016 prevê 20 unidades até o fim da gestão



CEU São PedroA Prefeitura de São Paulo iniciou as apresentações para a população dos projetos das primeiras oito unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) que serão implementadas pelo programa Território CEU, começando pelo Jardim São Pedro e Parque Novo Mundo.

Após a finalização dos projetos e a realização de audiência pública no último dia 10, será aberta até o início do próximo mês a fase de pré-qualificação de empresas para as obras. As oito primeiras unidades serão na Freguesia do Ó, Carrão, José de Anchieta, Vila Alpina, Parque do Carmo, São Miguel Paulista, Parque Novo Mundo e Jardim São Pedro. O novo CEU Heliópolis já está em obras desde o ano passado e conta com projeto do arquiteto Ruy Ohtake.

Território CEU São Pedro
“Aqui é um equipamento municipal que está vocacionado para ser um CEU. Faltam alguns equipamentos e esses é que vamos licitar. Com a construção desses equipamentos, o território vai ter todos os ambientes arquitetônicos de CEU, com área de esporte, educação e cultura, de forma totalmente integrada e pretendemos integrar ainda com os outros equipamentos da vizinhança”, disse o prefeito Fernando Haddad, durante apresentação para mais de 200 pessoas, no Jardim São Pedro, que ganhará uma unidade do Território CEU.

O programa Território CEU é formado pela implementação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. Estão previstas a remodelação paisagística, com eventuais serviços de reforma de edificações existentes em seu interior. Como algumas dessas áreas se situam em quadras inteiramente ocupadas por equipamentos sociais, o programa visa integrar as novas unidades aos diversos equipamentos existentes no entorno. Dos oito primeiros CEUs, sete serão implementados em áreas de equipamentos esportivos.

“Essa nova geração de CEUs, ela quer ir para além da organização de um conjunto de equipamentos em um terreno. Ela quer explodir desse terreno, quer ganhar o bairro, ganhar o território, articulando esse conjunto de equipamentos com toda a rede que está ao redor”, afirmou o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

“Esse é um sonho que começa a se materializar, que é um CEU com uma nova concepção. Uma concepção até mais avançada que aquela que foi a origem do CEU. É avançada porque recupera o mesmo espírito que um CEU aberto a comunidade, mas também é integrador”, disse o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari.

No Jardim São Pedro, na zona leste, a unidade será implementada no espaço do atual Centro Esportivo (CEE) Gerdy Gomes. Além da revitalização das piscinas com instalação de cobertura, o espaço ganhará ginásio poliesportivo e um teatro. O projeto também integrará escolas como a EMEF Benedito Calixto, que fica ao lado, e articulará equipamentos públicos da região.

“Nós não vamos perder nada em relação a área esportiva. Ao contrário. Só vamos ganhar. O campo, que é de terra, vai ficar gramado. A pista de skate, que não servia, vai ser modificada e nova. A piscina que tem 2,20 metros de profundidade e perigosa para as crianças, vai ter profundidade de piscina de lazer, além de uma quadra coberta e outra descoberta”, disse o secretário municipal de Esportes Lazer e Recreação, Celso Jatene. “Toda área do esporte vai ser não só preservada, mas revitalizada. Além disso, vamos receber o CEU”, afirmou.

Território CEU Novo Mundo
Outro projeto apresentado foi o do Território CEU Novo Mundo, que será implantado numa área pública municipal até recentemente ocupada pelo Serviço Funerário (antiga fábrica de caixões), situada na Rua Ernesto Augusto Lopes, nº 100.

A apresentação teve como objetivo difundir o programa e o projeto arquitetônico aos moradores, que ganharão na redondeza não apenas um equipamento de educação, mas também de lazer e cultura.

O espaço contará com piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva, laboratórios, salas de artes, música, cultura digital, estúdio de gravação, biblioteca, cine teatro, CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Juventude Viva.

O Território abrigará também atividades de contraturno escolar , necessárias para a implementação do programa Mais Educação, que induz o aumento da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Ou seja, educação formal aliada ao incentivo ao esporte, lazer, dança e tudo o que contribui para a formação e integração social de crianças e adolescentes.

Com o Pronatec e a Universidade Aberta do Brasil, o Território CEU Novo Mundo pretende também resgatar e fortalecer a cidadania através da qualificação profissional.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implementação de 20 unidades do CEU. Atualmente, a rede conta com 45 unidades em funcionamento. O plano também prevê a implatanção de 32 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUS. A meta já foi superada e existem 32 polos na cidade.

Com a ampliação dos CEU’s, 150 mil novas vagas para a educação infantil serão criadas.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação (SECOM)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *