23/01/2015

Termo de cooperação técnica para a criação do Plano Municipal de Mata Atlântica de São Paulo é assinado

O evento, que ocorreu no Parque Trianon, reuniu cerca de 150 pessoas na manhã desta quarta-feira (21).O PMMA, recepcionado no Plano Diretor Estratégico, reúne elementos essenciais à manutenção e proteção do bioma.



 

A Prefeitura de São Paulo  assinou ontem um termo de cooperação técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica para a elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica de São Paulo (PMMA).O  Coral da Guarda Civil Metropolitana fez a abertura do evento, que contou com a presença dos secretários Wanderley Meira do Nascimento (SVMA), Fernando de Mello Franco (SMDU), do vereador Nabil Bonduki, relator do Plano Diretor Estratégico e futuro secretário Municipal de Cultura , e do presidente da SOS Mata Atlântica, Pedro Passos acompanhado pelos seus diretores Mário Mantovani (Políticas Públicas) e Beloyanis Monteiro (Mobilização).

O acordo prevê a troca de conhecimento, informações e experiências, a partir da execução do “Programa de Fomento aos PMMAs” e o suporte para a articulação e mobilização dos atores sociais na cidade para a elaboração do PMMA.

O Plano Municipal da Mata Atlântica de São Paulo está previsto na Lei Federal nº 11428/2006 (Lei da Mata Atlântica) e foi recepcionado no Plano Diretor Estratégico da capital paulista e reúne elementos necessários à proteção, conservação,recuperação e uso sustentável do bioma, que originalmente recobria grande parte do território brasileiro e hoje se encontra seriamente ameaçado. Como resultados esperados têm-se o mapeamento dos fragmentos florestais remanescentes, a proposição de áreas para a implantação de novos parques e unidades de conservação municipais, recuperação de áreas de risco e a proteção aos mananciais. O PMMA irá também subsidiar outros planos e programas ambientais previstos no PDE, em especial o instrumento de incentivo PSA – Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais.

As próximas etapas serão compostas por oficinas participativas regionais abertas a toda a população e encontros técnicos, que auxiliaram a identificação das áreas e estratégias para preservação. As datas das oficinas serão divulgadas a partir do mês de fevereiro.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Comentários

  1. Jean Pierre gomes de oliveira em disse:

    Otima iniciativa,o poder público municipal,tem q se integrar com as outras esferas,para ajudar e,aprimorar o ecossistema e,ajudar a diminuir o impacto das mudanças climáticas estão trazendo a nossa cidade!