Projetos Piloto

03_01_home_1

Pilotos para mudanças

PEQUENOS PASSOS, GRANDES MUDANÇAS

Nas últimas décadas, muitas boas ideias de intervenção em espaços públicos não saíram do papel devido ao processo complexo e muitas vezes custoso para a sua viabilização. Muitas vezes, há também dificuldades em estabelecer canais de diálogo com os diversos agentes envolvidos de que uma ideia merece o esforço de ser posta em prática.
Tendo em vista esse diagnóstico, os projetos piloto se propõem em testar, através de intervenções temporárias, novas soluções para a cidade em escala real (escala 1:1), sendo assim possível transformar um espaço público com ações pontuais para em seguida avaliar o seu desdobramento. Sendo o resultado positivo, pode-se pensar em uma transformação permanente baseada na aceitação pública dos testes realizados.
Diferentes elementos, estratégias e conceitos foram incorporados aos projetos pilotos, para dar à cidade a oportunidade de experimentar a mudança. O conceito a ser testado, o prazo para implantação e o tempo de duração dos pilotos, varia de projeto para projeto de acordo com os objetivos e os critérios a serem avaliados.
O método tem a chave para estabelecer um longo processo de mudanças, criando um senso de pertencimento e envolvimento das pessoas na tomada de decisão política e construção de uma base para o compromisso para mudanças futuras.
Ao mesmo tempo em que esse processo permite o diálogo público e o envolvimento da comunidade, convida usuários e potenciais usuários a se engajar no processo de mudança da cidade. Participe!

03_01_home_2

 

Objetivos Gerais

TESTAR NOVAS SOLUÇÕES NA ESCALA 1:1 PARA TORNAR SÃO PAULO:

03_02_objetivosgerais_1

UMA CIDADE ATIVA, DIA & NOITE – O ANO TODO
UMA CIDADE EQUILIBRADA – COM FOCO NOS PEDESTRES, CICLISTAS E TRANSPORTE PÚBLICO
UMA CIDADE MAIS VERDE

MEIOS:

• Apoiar a vida urbana existente
• Atrair mais vida ao centro da cidade
• Introduzir atividades mais diversificadas na cidade
• Atrair uma ampla variedade de grupos de usuários para o centro da cidade

 

Princípios

03_03_principios_1 03_03_principios_2

03_03_principios_3

03_03_principios_4 03_03_principios_5

 

Processo do projeto piloto

diagrama

 

Locais

 

03_04_locais

 

Linha do tempo

03_04_locaiselinhadotempo_2