Largo São Bento

O projeto Centro Aberto no Largo São Bento também promove a reconquista de uma área pública cercada, que anteriormente tinha a função de estacionamento de funcionários do Metrô. Nesse caso, as grades azuis protegiam uma área com muito potencial de uso e contemplação do patrimônio, pois ali em frente é possível observar o Mosteiro de São Bento.

A retirada das grades e a implantação do mobiliário atendeu à necessidade de áreas de estar e de permanência, demanda percebida nas pesquisas iniciais. Em poucos dias, foi clara a aderência da população em relação a esse novo espaço.

Foi implantado um grande deque de madeira, com áreas de sombra, mobiliário portátil e um centro de informações (contêiner) onde são armazenados os mobiliários portáteis (mesas, cadeiras, ombrelones, xadrez gigante). O deque implantado é adequado às inclinações existentes, fazendo a conexão entre as ruas São Bento e Libero Badaró, gerando uma nova experiência de travessia. Essa nova infraestrutura gera um espaço confortável para estar e desfrutar ao longo do dia e com a disponibilidade de tomadas e energia elétrica junto à instalação de rede pública gratuita de internet (Wifi Livre SP). Esses são elementos do projeto que sustentam a permanência de pessoas na praça. A partir do deque é possível ter um visual contemplativo do grande patrimônio logo adiante, o Mosteiro de São Bento.

O Centro Aberto São Bento é palco de múltiplas atividades organizadas em parcerias com apoiadores locais, nos campos da música, artes cênicas e esportes.

Além dessa grande área anteriormente gradeada, foram incorporados ao projeto mais dois espaços: uma praça subutilizada na região mais próxima ao Viaduto Santa Ifigênia e a primeira quadra da Rua Florêncio de Abreu. Na praça ao lado do respiro do metrô foram instalados bancos fixos e uma mesa de pingue-pongue. Próximo a este local foi implantada uma nova faixa de pedestres melhorando a conexão geral entre o Largo São Bento e seu entorno.


 


Baixe aqui o caderno Centro aberto – Largo São Bento: PDF


Mais fotos do projeto

Centro Aberto Largo São Bento

Endereço: Rua Boa Vista (em frente à estação São Bento do metrô)

Subprefeitura: Sé

Implantação: Dezembro de 2016