Largo São Francisco

O projeto resulta na reconquista de uma área pública antes cercada e hostil, que protegia áreas de ventilação do metrô. Anteriormente, as grades azuis limitavam as perspectivas visuais e os caminhos dos pedestres, causando sensação de insegurança na praça. A sua retirada possibilitou a inserção de elementos convidativos à vida urbana na escala humana.

A implantação de elementos de mobiliário e um ambiente com novas funções intensificou o uso público, pois gerou um espaço de encontro e de descanso ao ar livre, tanto aos moradores da região como para trabalhadores e estudantes, além de incentivar a permanência noturna graças às atividades de lazer, como cinema e karaokê na praça, e de festas nos finais de semana.

O novo espaço conta com um grande deque de madeira no local anteriormente protegido por grades, que se adapta tanto à inclinação natural do piso, quanto às muretas de proteção do respiro do metrô, estabelecendo diferentes espaços, como mesa para refeições ao ar livre, patamares adequados para se sentar ou apoiar, espaço para apresentações artísticas e inúmeras configurações espaciais que permitem sessões de cinema na praça e comida de rua, proporcionando uma experiência mais vibrante e ativa nesse espaço. Outros elementos de mobiliário, como mesa de pingue-pongue com raquetes e bolinhas disponibilizadas no Centro de informações (contêiner), bancos de praça, bancos de mureta, lixeiras, mobiliário portátil (cadeira de praia, guarda-sóis do tipo ombrelone, mesas e cadeiras de ferro dobráveis), oferecem condições de conforto físico e visual para permanência na praça, descanso, almoço e para aguardar o transporte público.

 

Foto: Everton Ballardin

O projeto priorizou a melhoria do acesso e circulação neste local e, para tanto, contou com ações que envolveram desde a adequação na sinalização horizontal até a adição de elementos associados, como anteparos às travessias, paraciclos e bicicletas compartilhadas.

Largo São Francisco: antes e depois do Centro Aberto

2_sao-francisco_antes-e-depois_00

Foi implantada uma nova faixa de pedestres em continuidade ao eixo histórico da Rua São Bento, local onde, segundo as pesquisas pré-implantação, ocorriam várias travessias onde não havia faixas de pedestres. Nesta nova implantação de faixa, foi ampliada a área da calçada com pintura, diminuindo a travessia, além da integração com a nova ciclovia.

 

 


Baixe aqui o caderno Centro aberto – Largo São Francisco: PDF


Mais fotos do projeto

Centro Aberto Largo São Francisco

Endereço: Largo São Francisco e Praça Ouvidor Pacheco e Silva

Subprefeitura: Sé

Implantação: Dezembro de 2014