Projetos Urbanos

Preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais, melhorar a mobilidade urbana e promover o desenvolvimento econômico da cidade são algumas das estratégias do Plano Diretor Estratégico.  Além disso, uma das linhas mestras da política de desenvolvimento urbano expressa pelo PDE e demais ações da Prefeitura de São Paulo é a de ativar a ocupação de espaços públicos, devolvendo ao uso e fruição de seus moradores importante patrimônio social, ambiental e histórico.

Nesta sessão você pode conferir os objetivos, o andamento e os arquivos referentes às diferentes propostas desenvolvidas pela Prefeitura para a cidade de São Paulo, baseadas nos princípios norteadores do Marco Regulatório.

 

Região central em foco:

 Ao observar a ampla importância do Centro na dinâmica municipal, bem como seu processo de desvalorização simbólica e degradação, torna-se um desafio e uma necessidade planejar ações de requalificação. Por meio de diferentes vertentes, a administração municipal propõe e implementa ações, programas e planos que visam a transformação da região central da cidade, confira:

Projeto Redenção: Em ação conjunta entre município, governos estadual e federal, o Projeto Redenção contempla uma série de ações para melhoria sócio espacial da região da Luz. No âmbito urbanístico, o projeto visa a requalificação local com o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Campos Elíseo e instalação o Centro Aberto, além da construção de aproximadamente dois mil apartamentos populares por meio da Parceria Público-Privada (PPP) do Centro, Casa Paulista.

 Largo do Arouche: A requalificação proposta visa a melhoria do espaço com pavimentação, instalação de mobiliário urbano e proposta de equipamento social.

 Programa Centro Aberto: Busca transformar locais em espaços de convivência ao ar livre, priorizando o pedestre, melhorando as condições de permanência e de uso dos espaços públicos.  Após ser executado com sucesso em 4 pontos distintos, seguem em fase de projeto propostas para novos locais do centro.

 

 Outros projetos:

 Parklets: Conversão de vaga de automóvel na via pública em espaço de convivência para pessoas. Além de regulamentar a implantação dos parklets na cidade de São Paulo, a prefeitura disponibiliza um manual de implantação, possibilitando sua multiplicação pela cidade.