Objetivos e estratégias

Equipamentos públicos ao alcance de todos

 

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, em parceria com Secretarias Municipais da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Pessoa com Deficiência e Mobilidade, entre outras, visa alcançar uma maior equidade na oferta de serviços públicos através da integração física e de gestão dos diversos equipamentos municipais existentes e de um planejamento integrado na implantação de novos equipamentos municipais.

A implantação de 20 novos Centros Educacionais Unificados está prevista na Meta 16 do Programa de Metas 2013-2016, que tem como objetivo ampliar o acesso de crianças, jovens e adultos à educação integral e integrada, com atividades pedagógicas variadas, formação para professores e ensino profissionalizante. Os CEUs também tem o potencial de articular a rede de equipamentos sociais do bairro, estimulando a integração entre eles. A melhoria dos caminhos de conexão dentro do bairro permite que esta integração seja feita através de travessias seguras e calçadas requalificadas, promovendo o uso do espaço público. O CEU também tem como objetivo incentivar e acolher as atividades e iniciativas do bairro, intensificando sua apropriação por diferentes grupos sociais e em diferentes momentos do dia e da semana.

 

objetivos

 

A inserção urbana do Território CEU visa articular-se à rede de equipamentos e à rede de mobilidade através de calçadas acessíveis, iluminadas e arborizadas, de ciclovias e do sistema de transporte coletivo. Dessa forma, os caminhos e lugares que conformam o Território CEU ampliam as oportunidades de fruição no espaço da cidade.

 

 

ceus

 

mobilidade

 

rede_eqp