WiFi Livre SP

wifi1
Fabio Arantes/Secom

O WiFi Livre SP, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, é um programa pioneiro e inovador ao oferecer acesso livre e gratuito à Internet em 120 praças e espaços públicos municipais, atendendo todos os 96 distritos e as 32 subprefeituras da Capital.

O programa permite a qualquer cidadão o uso da rede a uma velocidade de 512 Kbps por usuário, o suficiente para acessar redes sociais, baixar arquivos e compartilhar vídeos. A liberdade de uso é a principal vantagem do programa, já que não é exigido cadastro para a utilização do serviço. Basta que o usuário disponha de um aparelho compatível com a tecnologia WiFi (celulares, tablets, notebooks e outros dispositivos), localize o sinal WiFi Livre SP e conecte seu aparelho

A Secretaria Municipal de Serviços, por meio de sua Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital – CCCD, foi responsável pela implementação do projeto, que teve início com a implantação do primeiro espaço em janeiro de 2014, no Pateo do Collegio, e concluído em abril de 2015, com a implantação na Praça Júlio César de Campos. O WiFi Livre SP atingiu quase 300% da meta 73 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2013-2016).

O principal objetivo deste projeto é democratizar o acesso à Internet, fortalecer e estimular o acesso à cultura digital e requalificar os espaços públicos do Município de São Paulo.

O aplicativo WiFi Livre SP está disponível para sistema operacional Android.