Concurso Mobiliário Urbano

 

Comunicados

12.12.2016 – COMUNICADO N.6

A Comissão Especial de Licitação disponibiliza abaixo a Ata do Júri e a Lista de Classificação dos trabalhos. As classificações correspondem ao sistema adotado pelo júri para a seleção dos trabalhos.

Ata do Júri: PDF
Tabela de Classificação: PDF

Comissão Especial de Licitação

 

05.12.2016 – COMUNICADO N.5

Atenção participantes,
Os trabalhos entregues deverão ser retirados até o dia 19 de dezembro de 2016, das 9h às 17h, na Rua São Bento, 405 – 16º andar – Centro, São Paulo (mesmo local da entrega dos trabalhos).

Comissão Especial de Licitação

 

30.11.2016 – COMUNICADO N.4

Resultado do Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo:

 

1º lugar

Trabalho número 44

Local: São Paulo – SP

Profissional responsável: Marcus Vinícius Damon

Equipe: Guilherme Bravin Benitez Ferreira (Coautor), Alex Daniel Ribeiro Pátaro (Coautor), Amanda da Costa Tamburus (Coautora), Anna Luiza Gaspar Brunieri (Coautora), Eleonora Aronis Rainha (Coautora), Leandro Garcia Reis (Consultor de Estruturas)

 

2º lugar

Trabalho número 41

Local: São Paulo – SP

Profissional responsável: Julien Ganesh Merlin Boulay

Equipe: Daniel Zahoul Machado (Colaborador), Eduardo Dugaich T. de Oliveira (Colaborador), Eduardo Saguas Miller (Colaborador), Marcos Bresser Pereira Epperlein (Colaborador), Murilo Nunes Zidan (Colaborador), Pedro Petry F. Freire (Colaborador), Thiago Santana Maurelio (Colaborador)

 

3º lugar

Trabalho número 61

Local: Balneário Camboriú – SC

Profissional responsável: Felipe Braibante Kaspary

Equipe: Rodrigo Reche de Avila (Arquiteto e Urbanista), Paula Dilli (Arquiteta e Urbanista)

 

Menções Honrosas:

 

Trabalho número 12

Local: São Paulo – SP

Profissional responsável: Luiz Felipe Soares Pescara

Equipe: Raphael Teixeira Libonati (Arquiteto e Urbanista)

 

Trabalho número 48

Local: São Paulo – SP

Profissional responsável: Rodrigo de Francisco Ferreira e Oliveira

Equipe: Thomas Frenk (Coordenador), Fabrizio Lenci (Coordenador), Fabio Riff (Coordenador), Bruno Lopes Souza (Coordenador), Fernanda Zotovici (Coordenador)

 

Em breve atualizaremos o site com a ata de julgamento, a lista dos participantes e imagens dos premiados

 

A SP Urbanismo agradece a todos pela participação

 

23.11.2016 – COMUNICADO N.3

Cerimônia de Premiação

O Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo convida a todos para a Cerimônia de Premiação, onde serão anunciados os ganhadores e as menções honrosas. A Cerimônia de Premiação se realizará no Edifício Martinelli, situado à Rua São Bento, 405, 26º andar, Centro, São Paulo – SP, no dia 29/11/2016 às 19h.

Comissão Especial de Licitação

 

11.11.2016 – COMUNICADO N.2

O Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo agradece a participação de todos. Com as inscrições e entregas encerradas, publicamos o seguinte balanço:
Número total de concorrentes inscritos: 189 inscrições;
Número total de trabalhos entregues: 69 trabalhos entregues.

Abaixo, segue a lista com os jurados do concurso:

Representantes das Universidades
Robinson Salata – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
Paulo Fonseca – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP
Edison Barone – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE
Denise Xavier – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – BELAS ARTES

Representante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
João Carlos da Silva – SMPED

Representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras / São Paulo Obras | SP Obras
Roberto Moura – SP Obras

Representantes indicados pela São Paulo Urbanismo | SP URBANISMO
Sr. Fabio Mariz Gonçalves – SMDU
Gerson Oliveira – Estúdio OVO
Marcelo Consíglio Barbosa – Escritório Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados

Comissão Especial de Licitação
Concurso Público Nacional de Ideias para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo

 

23.09.2016 – COMUNICADO N.1

Esclarecemos a todos que o Documento que comprova a Regularidade Fiscal do profissional responsável deverá ser entregue na apresentação da proposta, junto com os demais documentos listados no. item 6.8 do Edital Consolidado, e não no ato da inscrição.

____________________________________________________________________________

 

Respostas aos questionamentos

 

01.11.2016 – 8º. LOTE DE RESPOSTAS

 

Quanto aos requisitos para participação.

Pergunta 1: No edital encontra-se “3.4. Poderão participar do Concurso os profissionais graduados nos seguintes cursos superiores: a. Arquitetura e Urbanismo; b. Engenharia, nas modalidades: Mecânica e Civil; c. Design, Design de Produto e Design Industrial.” Meu mestrado e minha graduação são em Design, sendo que a habilitação específica da graduação em Design Gráfico. No Brasil, o MEC não institui diferenças entre os cursos de Design X Design Gráfico X Design de Produto X Desenho Industrial: existe apenas uma diretriz curricular para os mesmos. Sendo assim, pergunto: posso ser o integrante responsável pela equipe?

Resposta: Conforme disposto no Edital Consolidado, o responsável pela equipe deverá necessariamente ser graduado nos cursos indicados no item 3.4. No caso da equipe, não há exigência quanto à formação.

 

Pergunta 2: Gostaria de saber para a inscrição do concurso estudantes/estagiários podem participar juntamente aos seus respectivos chefes. Se sim, seria necessário o envio da documentação dos estagiários?

Resposta: Sobre a participação de estagiários, já respondido no Lote 1. Sobre a documentação necessária, o participante de equipe deve constar do Anexo II e preencher a declaração de participação, cf. descrito no item 6.8 do Edital consolidado.

 

Pergunta 3: Em caso de inscrição por equipe, quantas pessoas podem participar?

Resposta: Já respondido no Lote 2

 

Quanto às normas de apresentação e entrega do trabalho

Pergunta 4: O responsável pela inscrição deve preencher também o formulário de integrante da equipe (parte de baixo do Anexo II e também Anexo V)?

Resposta: O responsável pela equipe será o primeiro nome do Anexo II. O preenchimento do anexo V, Cessão de Direitos, é necessário para todos os participantes da equipe.

 

Pergunta 5: O site para a emissão da certidão de regularidade de débito com a Fazenda Municipal (http://www3.prefeitura.sp.gov.br/certidao/ctm_imp01.asp)para inscritos no Cadastro Mobiliário Municipal (CCM) não está funcionando. Realizei o acesso em vários horários, porém a página emite a mesma mensagem ao colocar o número do CCM: “Excesso de usuários no momento. Por favor, execute novamente a requisição.”. Existe outra página para emitir essa certidão?

Resposta: A página está correta. Sugerimos utilizar preferencialmente o navegador Internet Explorer.

 

Pergunta 6: O edital informa que no dia da entrega o envelope branco deve conter alguns documentos, dentre eles a comprovação de regularidade fiscal junto ao Município de São Paulo que poderá ser de duas formas: certidão de regularidade de débito com a Fazenda ou a declaração preenchida de que não possui cadastro. Todos os participantes devem apresentar esta documentação dentro do envelope ou está restrito apenas ao nome do profissional principal inscrito no concurso?

Pergunta 7: Em relação aos documentos a serem entregues: devem ser enviados apenas as declarações listadas neste item do edital, ou é necessário incluir cópia dos itens anexados na inscrição (CPF, RG/CNH, Regularidade Fiscal do profissional responsável)? Se sim, incluir de todos os integrantes ou apenas do responsável?

Resposta às perguntas 6 e 7: Apenas o profissional responsável deve apresentar o comprovante de regularidade fiscal. Não é necessário incluir novamente o CPF ou RG/CNH.

 

Pergunta 8: O que deve ser enviado nos envelopes, já que as pranchas devem ser montadas nos papéis exigidos?

Resposta: De acordo com o item 6.8, “A entrega deve ser feita em um pacote que contenha em seu interior 02(dois) envelopes separados, lacrados e sem identificação ou marcas…” O conteúdo dos envelopes está descrito nos subitens a (documentos) e b (pranchas).

 

Pergunta 9: Esse papel de 5mm é similar ao foam? Elas precisam estar impressas diretamente no foam ou coladas nele? Que tipo de colagem deve ser feito? Pode ser uma colagem realizada pela equipe mesmo o precisa ser algo profissional? O acabamento das pranchas deve ser de sulfite mesmo, ou precisa ser plastificado, adesivado etc?

Pergunta 10: É possível colar a prancha impressa sobre o foam e plastificar o mesmo? Ou deve-se fazer a impressão direta no painel rígido foam?

Resposta às perguntas 9 e 10: O papel foam é similar ao papel pluma ou metier e pode ser utilizado. A opção por colagem ou impressão direta ficam a critério do proponente.

 

Pergunta 11 : Na apresentação em pranchas, é preciso seguir a ordem: prancha 1: quiosque; prancha 2:banheiro público; prancha 3: ponto de taxi; prancha 4: bancos, balizador, bebedouro, papeleira e paraciclo?

Resposta: De acordo com o item 6.13 do Edital consolidado, “a distribuição e a forma de apresentação do conteúdo nas pranchas são livres, desde que contemplem o conteúdo mínimo exigido”.

 

Pergunta 12 : São permitidas modificações nas imagens fornecidas para foto inserção, tais como cortes, remoção de fundo, ocultar elementos, ou seja, é necessário o uso da imagem em sua plenitude?

Resposta: Remover o fundo e ocultar elementos  não são permitidos.

 

Pergunta 13: Na prancha dos mobiliários de pequeno porte, a foto de inserção deve conter todos esses elementos?

Resposta: Já respondido no Lote 7.

 

Pergunta 14: Gostaria de saber qual nível de detalhamento esperado para o concurso. Seria um Projeto Básico?

Resposta: Já respondido no lote 2.

 

Quanto ao resultado

Pergunta 15: Após o resultado do concurso, será desenvolvido um projeto executivo com maior detalhamento e verificação dos mobiliários vencedores?

Resposta: A critério do promotor e organizador.

 

Quanto à localização

Pergunta 16: Gostaria de saber em relação a implantação dos mobiliários em si, quando falam em parques, praças, calçadões e passeios públicos, se tenho que escolher algum lugar especifico ou aleatório?

Resposta: O mobiliário urbano, objeto deste concurso, será de ampla aplicação. Não é necessária a definição de um local específico.

 

Quanto às diretrizes específicas:

Pergunta 17: A projeção de abertura da porta de acesso ao quiosque será considerada como projeção ou deve estar no tamanho de 2×3?

Resposta: A projeção da abertura da porta pode ser localizada fora do tamanho 2×3, desde que dentro do limite da projeção da cobertura do mobiliário descrita no item 1.2.c, pág. 12. O mesmo se aplica ao sanitário público.

 

 

Pergunta 18: O quiosque deverá prever medidor de energia elétrica?

Resposta: Sim, cf. item 1.2.e do Termo de Referência, pág. 13

 

Pergunta 19: Para a iluminação dos locais necessários, deverá ser desenvolvido um projeto de elétrica, ou apenas a demonstração dos pontos elétricos?

Resposta: Não é necessário desenvolver um projeto de elétrica.

 

Pergunta 20: No edital, não há restrições quanto a altura máxima do sanitário público. Portanto, ele poderia estar acima da permitida para os outros mobiliários (2,60 m)?

Resposta: Já respondido no Lote 2

 

Pergunta 21: O projeto do Sanitário Público pede um acesso técnico para reposição de insumos como sabão e papel. Esse acesso seria uma entrada à parte, além da porta de entrada normal? Não entendemos direito o que é solicitado. Vocês poderiam nos auxiliar?

Pergunta 22: De acordo com o item 2.2.p que prevê para o banheiro público, o que seria esse acesso técnico para reposição de insumos?

Resposta às perguntas 21 e 22: Acesso à infraestrutura técnica, ao estoque e para facilitar a reposição. A posição, tipo e o funcionamento do acesso ficam a cargo do proponente.

 

Pergunta 23: O sanitário prevê a armazenagem de esgoto pelo período de um dia. Esse esgoto pode ser armazenado com esquema de banheiro químico ou enterrado?

Resposta: Já respondido nos Lotes 6 e 7.

 

Pergunta 24: No sanitário, existe algum mínimo/máximo para o tamanho da janela?

Resposta: A critério do proponente

 

Pergunta 25: Em relação ao abrigo, a papeleira dupla deve estar dentro do limite proposto do abrigo (3.00×1.50) ou pode exceder esse tamanho, sacando para fora do abrigo?

Resposta: Deve estar dentro do limite.

 

Pergunta 26: Sobre o balizador flexível, ele deve ser de material flexível para que quando sofra impacto não quebre ou deve ser flexível para transporta-lo a outros lugares? Ou seriam as duas opções?

Resposta: Já respondido no Lote 6.

 

Pergunta 27: A fixação permanente dos balizadores e guarda-corpos deve ser superficial ou enterrada? No segundo caso, ela precisa ser detalhada?

Resposta: A cargo do proponente.

 

27.10.2016 – 7º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à participação
Pergunta 1: Podem participar do Concurso de Mobiliário os arquitetos que possuem registro em outro estado?
Resposta: Sim, o concurso é nacional.

Quanto às normas de apresentação e entrega do trabalho
Pergunta 2: A ficha de identificação, a Declaração de Responsabilidade, a Declaração de Participação na equipe, o Termo de cessão de direitos, Comprovação de regularidade fiscal, que serão entregues no envelope A4, deverão ser escritas com próprio punho ou pode ser digitalizadas?
Resposta: A critério do participante. Atenção às assinaturas, estas devem ser de próprio punho.

Pergunta 3: Qual o nível de detalhamento de projeto? planta baixa, cortes, elevações, detalhamentos, cotas, escala em 2d (conforme projeto tradicional)? Ou apenas apresentação básica – tipo apresentação em “banner” contendo conteúdo básico 3d, perspectivas para entendimento.
Resposta: Lembrando que trata-se de um concurso de ideias, verificar normas de apresentação e conteúdo obrigatório nos itens 6.8 a 6.10 do Edital consolidado.

Pergunta 4: Na imagem 4 onde deve ser inserido banco, paraciclo e papeleira, os três itens devem estar nessa imagem todos juntos? Posso inserir banco na imagem 4, depois o paraciclo na imagem 4 e por fim, papeleira na imagem 4, todos separados?
Resposta: A fotomontagem 4 deve incluir os três elementos.

Quanto à cessão de direitos
Pergunta 5: Todos os projetos terão seu direito patrimonial cedido à Prefeitura de São Paulo independente de terem sido contemplados com algum prêmio?
Resposta: A cessão dos direitos patrimoniais aplica-se exclusivamente para os premiados, conforme item 10.1 do Edital Consolidado

Quanto ao escopo:
Pergunta 6: Todo mobiliário solicitado no Grupo 1 (bancos, papeleira…) deve ser o mesmo desenvolvido no Grupo 2?
Resposta: Os elementos de cada grupo estão descritos no Termo de Referência, no item 5.Objeto, pág. 8; e nas páginas 10 ( Grupo I), 18 (Grupo II) e 24 (Grupo III).

Pergunta 7: Gostaria de saber se cada equipe tem que escolher um tipo de mobiliário ou tem que fazer uma proposta para todas as opções que vocês colocaram?
Resposta: Em relação aos modelos de bancos devemos propor um de cada, dos 6 modelos dispostos?

Pergunta 8: Em relação aos modelos de bancos – podemos “ousar” com formas diferenciadas ou modulares, anexo a jarros de plantas, mesa de apoio ou bancos que possibilitem deitar p descanso? ou devemos permanecer com algo mais “usual”?
Resposta: Já respondido no Lote 4.

Quanto às diretrizes gerais:
Pergunta 9: O projeto do quiosque deve prever acessibilidade interna para atendentes cadeirantes?
Resposta: Os elementos de mobiliário devem garantir acessibilidade universal, cf. item 7 (Diretrizes gerais), alínea.d, pág. 9, do Termo de Referência.

Quanto às diretrizes específicas:
Pergunta 10: Podemos especificar um elemento de linha existente, ou é necessário especificar genericamente?
Resposta: Este é um concurso de ideias. As especificações devem ser suficientes para a compreensão da proposta, sem indicação de modelos ou marcas.

Pergunta 11: O quiosque multiuso deve prever todas as atividades descritas no edital (“Informações e/ou venda de bilhetes de transporte público, Informações e/ou venda de bilhetes para atividades turísticas, culturais e esportivas, Atividades culturais como guarda de livros ou brinquedos e venda de flores”) ao mesmo tempo em um único quiosque? Ou cada um quiosque terá uma das atividades descritas (ex. Quiosque de venda de flores, quiosque para venda de ingressos, etc.)?
Resposta: Os itens descritos no edital indicam as possíveis formas de uso do mobiliário, de forma individual e não simultânea;

Pergunta 12: Quanto ao quiosque, art. 1.2.h “interior previsto para abrigar 1 pessoa na parte interna e atender uma pessoa abrigada na cobertura na parte externa”, os quiosques podem ser abertos? Permitindo que a pessoa adentre em seu interior (atividades culturais, livros ou prateleiras c flores, ou até mesmo prever computador para usuários, informações turísticas etc…)
Resposta: A critério do proponente.

Pergunta 13: Em critérios de projeto p quiosque – 1.2.m “previsão de local para informações de interesse público, de até 2,16m²”, seria um espaço no próprio quiosque (interno ou externo – tipo mural?)
Resposta: Deve se situar na face de visualização externa, cf. desenho exemplificativo, pág.13.

Pergunta 14: O lavatório solicitado no quiosque é para uso do atendente ou para o público no geral?
Resposta: O lavatório é interno ao quiosque.

Pergunta 15: Considerando que o quiosque funcionará dentro das medidas fornecidas no edital, é permitido que ele ultrapasse estas medidas nas laterais, permitindo assim a sua flexibilidade na dimensão em algumas ocasiões?
Resposta: Não.

Pergunta 16: No quiosque e no sanitário, esta cobertura de no máximo 1m deverá estar dentro da área máxima de 2.00m x 3.00m?
Pergunta 17:Ainda em relação ao questionamento sobre a projeção da cobertura no quiosque e sanitário público, esse avanço permitido de 1m de projeção PODE ser em volta de todo o quiosque/sanitário ao apenas no acesso principal de cada um? (Ex. O quiosque teria a projeção da cobertura medindo 4x6m e o sanitário 4x8m de projeção de cobertura)
Resposta às perguntas 16 e 17: Estas perguntas já foram respondidas no Lote 5. Como complementação, esclarecemos que o avanço é para proteção do usuário no acesso ao mobiliário (item 1.2.c, pág. 12 referente a quiosque, item 2.2.e, pág.14, referente a sanitário público).

Pergunta 18: Deverá ser feito dois modelos de sanitário, um fixo que terá interligação com a rede de esgoto, caixa d´água, sistema de auto limpeza. E outro que será químico, para um dia de uso, sem caixa d´água e auto limpeza?
Pergunta 19: No sanitário público é solicitado armazenagem de esgoto por 1 dia e também indica a ligação em rede pública de esgoto. Sendo assim o sanitário deverá ser como sanitário químico e ter uma fossa séptica ou terá ligação direta em rede pública?
Resposta às perguntas 18 e 19: O Termo de Referência não prevê sanitário químico, nem fossa séptica.

Pergunta 20: É necessário criar um sistema de autolimpeza para os banheiros públicos?
Pergunta 21: Como é o sistema que deverá ser considerado para a auto limpeza?
Resposta às perguntas 20 e 21: Já respondido no lote 5.

Pergunta 22: O edital diz que o sanitário deve ter a possibilidade de armazenagem do esgoto pelo período referente a um dia de uso. Esse armazenador pode ser enterrado?
Resposta: Já respondido no Lote 6.

Pergunta 23: Qual a altura máxima do sanitário público, visto que este mobiliário dispõe de um reservatório superior de água?
Resposta: Já respondido no lote 2, pergunta 15.

Pergunta 24: No sanitário, qual a quantidade mínima de vaso e lavatório?
Resposta: Trata-se de sanitário individual.

Pergunta 25: A papeleira solicitada para o abrigo de táxi deve ser de uso dos taxistas/usuários de táxi ou para uso público, ou seja, voltadas para a parte externa do ponto?
Resposta: O espaço ocupado pelo abrigo é um espaço público.

Pergunta 26: O banco individual pode dispor de apenas um braço?
Resposta: Os tipos de bancos estão listados no item 4 Bancos, pág. 19. Não está previsto banco com apenas 1 braço.

Pergunta 27: O guarda-corpo que está sendo solicitado deverá ser apenas uma barreira física ou deverá ter apoio para ser utilizado como corrimão?
Resposta: A critério do proponente.

Pergunta 28: Sobre o guarda corpo, em critérios de projeto 9.2 “o guarda corpo devera prever elementos de fixação para o uso permanente e elementos de apoio para uso temporário”, teria como ser mais especifico, por gentileza? Seria algum modelo tipo – guarda-corpo com bancada?
Resposta: Guarda corpos permanentes são fixados no piso. Guarda-corpos temporários podem ser retirados a qualquer tempo.

Pergunta 29: Como deverá ser a associação solicitada entre o guarda-corpo e os balizadores? Deverá ser fixado um no outro ou apenas disposto um próximo ao outro?
Resposta: Apenas disposto próximo um ao outro.

 

19.10.2016 – 6º. LOTE DE RESPOSTAS

 

Pergunta1 : Para onde e de que forma que eu envio a ficha de inscrição?


Resposta: A inscrição é feita diretamente no site. Para a documentação de entrega, verificar o item 6 do edital consolidado.

 

Pergunta: Gostaria de saber se é permitido propor mobiliários além do que é citado no edital. Além dos 9 itens pedidos eu proporia um a mais, sem relação direta aos outros mobiliários (por exemplo um totem interativo de informações públicas). Acredito que agregue ao projeto. É permitido ou pode ocorrer alguma punição?

Resposta: O objeto do concurso são os 9 itens previstos. Não há punição na proposta extra, mas não será avaliada.

 

Pergunta: Para a implantação do quiosque multiuso foi requerido, no item [j], “Previsão para a instalação de máquina automática voltada ao exterior para autoatendimento (recarga de bilhetes)”. Esta máquina seria pequena? Ou seria um módulo grande acoplado ao quiosque?

Resposta: A critério do proponente, respeitando as dimensões máximas do quiosque previstas no Termo de Referência.

 

Pergunta: O lavatório que deve haver no quiosque multiuso configura apenas uma pia para lavagem das mãos ou configura pia e bacia sanitário (banheiro)?

Resposta: O lavatório é um equipamento para lavagem de mãos.

 

Pergunta: O quiosque multiuso precisa de caixa d’água?

Resposta: Não

 

Pergunta: O abrigo para uma pessoa no acesso principal ao banheiro e ao quiosque pode estar dentro das dimensões máximas das projeções do mobiliário urbano indicadas no termo de referência ou deve avançar sobre a calçada em até um metro para além dessas dimensões máximas?

Pergunta: O quiosque multiuso pode ter a cobertura projetada em até 1m em todo seu entorno ou somente no acesso principal?

Resposta: Já respondido no lote 5.

 

Pergunta: A respeito do reservatório de água para o banheiro público, o mesmo pode ser enterrado ou deve estar acima da superfície?

Resposta: Não deve ser enterrado

 

Pergunta: A caixa d’água do sanitário pode ter dimensionamento e proposta de projeto livre ou devem-se usar padrões comerciais disponíveis para compra e instalação tradicionais?

Resposta: A critério do proponente.

 

Pergunta: Como critério de projeto para o Abrigo de Táxi, foi requerido, no item [n], a instalação de papeleira dupla. Esta pode ser implantada acoplada ao abrigo, porém em sua parte externa, levando em conta que por lei devemos deixar 1,50m livre nas laterais do mobiliário para circulação, sem obstáculos?

Resposta: A critério do proponente

 

Pergunta: O balizador flexível é definido como um objeto fixo que é feito de material que pode ser dobrável ou deformável (ex. borracha) ou trata-se de objeto que não é, necessariamente, feito de material dobrável e/ou deformável, mas de uso flexível ou seja, não deve não deve ser fixo, mas sim móvel pra uso em locais diferentes?

Resposta: Flexível refere-se a um elemento que se curva, arqueável. A versão removível é um critério adicional desejável, cf. item 8.3.a.

 

Pergunta: É permitido fazer alterações nas fotografias dadas para foto inserção como mudar as cores, brilho e contraste? Inserir calungas e outros elementos?

Pergunta: Existe alguma restrição para alteração e/ou ajuste nas fotografias fornecidas para uso das fotomontagens (ex. ajuste de cor, luz, etc)?

Resposta: Os ajustes de cor luz e brilho ficam a critério do proponente. Pode ser inserida escala humana ou calunga.

 

Pergunta 1: Em qual das imagens do anexo VIII o bebedouro se encaixa? Nenhuma das legendas possui o nome deste mobiliário.

Resposta: Não é obrigatório a inserção do mobiliário bebedouro em fotomontagem

 

13.10.2016 – 5º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à entrega do trabalho:

Pergunta 1: A entrega do trabalho tem de ser realizada por um dos integrantes da equipe ou existe a possibilidade de um motoboy ou conhecido realizar a entrega?

Resposta: A entrega presencial pode ser feita por qualquer pessoa.

 

Pergunta 2: Visto que o concurso é de IDEIAS para elementos de mobiliário urbano, será assegurado a contratação do profissional para o projeto executivo? Qual o valor do contrato de projeto executivo?

Resposta: Não está assegurada a contratação do projeto executivo

 

Pergunta 3: É possível envio somente por meio digital? Qual a necessidade de envio por meio físico (gastar papel e tinta) e ainda por cima pedir um mídia que deixará de existir em breve que é o cd?

Resposta: A entrega da proposta deve ser feita de acordo com o item 6.8 do Edital Consolidado

 

Quanto às diretrizes de projeto:

 

Pergunta 4: Em relação aos banheiros: A cobertura mencionada precisa estar dentro da medida de 2mx4m? Ou avança para o passeio?

Pergunta 5: Serão admitidas portas, caixilhos, vitrines, toldos, balcões ou soluções de ocupação que se projetem após o limite da projeção de dimensões máximas?

Pergunta 6: No caso do quiosque se for utilizada uma cobertura de abrir retrátil. Quando aberta a projeção da cobertura pode exceder a área máxima informada no Termo de Referência (3,00 x 2,00m)?

Pergunta 7: No item critério de projetos do quiosque multiuso, subitem c. , está previsto projeção de cobertura do mobiliário no acesso principal capaz de abrigar com conforto uma pessoa e não possuir mais que 1,00m. As projeções de beirais devem estar inseridas nos limites fixados pelas dimensões máximas ilustradas nos croquis ou poderão avançar para a calçada? O mesmo se aplica aos sanitários e ponto de táxis?

Resposta às perguntas 4 a 7: Para o quiosque multiuso e para o sanitário público está prevista cobertura de dimensões capazes de abrigar uma pessoa com conforto no acesso principal ao mobiliário. O comprimento máximo além da projeção determinada nos desenhos (2x3m para quiosque e 2x4m para sanitário) é de no máximo 1,00m. Este item não se aplica ao ponto de táxi.

 

Pergunta 8: Sobre o quiosque multiuso, o mesmo terá acesso de público em suas áreas internas ou apenas por intermédio do balcão citado.

Resposta: A cargo do proponente

 

Pergunta 9: Quanto ao banheiro público, deve ser considerada a água da SABESP? Não seria um banheiro com limpeza química?

O fornecimento de água será da rede local, independentemente do sistema de limpeza químico proposto.

 

Pergunta 10: Quando se fala em captação de água de chuva, deverá haver reservatório inferior com bomba para reservatório superior? Seriam dois reservatórios?

Resposta: A cargo do proponente.

 

Pergunta 11: Sobre o item ‘m’ do 2.2 sobre os sanitários públicos:”sistema de autolimpeza total interna após cada uso, realizada por ação química ou mecânica que garanta níveis de higienização compatíveis”, o que seria esse sistema de autolimpeza no caso?

Resposta: A cargo do proponente.

 

Pergunta 12: O sistema de cobrança eletrônica automatizada dos sanitários públicos será dada por catracas ou portas específicas?

Resposta: A cargo do proponente.

 

Pergunta 13: Tem que ser um banheiro feminino e um masculino ou pode ser para ambos os sexos?

Resposta: O sanitário é único.

 

07.10.2016 – 4º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à inscrição e participação:

Pergunta 1: Sou Arquiteto formado em Arquitetura e Urbanismo. Tenho nacionalidade estrangeira, mas sou residente permanente no Brasil. Sou registrado no CAU e tenho plenos direito para exercer a profissão de Arquiteto no Brasil. Gostaria de confirmar a inusitada exigência de possuir nacionalidade brasileira aos participantes do concurso.

Resposta: Ratificando o item 3.3 do Edital Consolidado, estrangeiros que possuam residência e pleno direito profissional, e apresentem o comprovante profissional, cf. solicitado no item 4.2.b poderão participar do Concurso.

 

Quanto ao escopo:

Pergunta 2: O edital explicita que pode ser feita a mescla de elementos de distintas famílias mas outro trecho informativo consta que deverão ser entregues propostas para 9 elementos. Portanto, o concurso de refere a elaboração de propostas para todas as categorias ou fica à critério da equipe, havendo possibilidade de serem mesclados os elementos?

Pergunta 3: Alguns equipamentos podem ser desenvolvidos como se fossem apenas 1 único item? Ex. Lixeira conjugada com o assento etc…

Pergunta 4: Escolhi fazer o mobiliário ”Parada de bike”ou ”Bicicletário” e a minha dúvida é se posso criar junto com o mobiliário um banco para pessoas sentarem que fará parte organicamente do mobiliário, se tornando um só elemento.

Resposta às perguntas 2 a 4: O Concurso tem o objetivo de selecionar as melhores propostas para todos os 9 (nove) elementos e suas variações, listados no item 5 (pág.7) e   detalhados no item 8 (págs. 10 a 27) do Termo de Referência. Propostas que não contemplem todos os 9 elementos e suas variações serão desclassificadas. Soluções de elementos conjugados ou mesclados são complementares e serão consideradas.

 

04.10.2016 – 3º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à inscrição e participação:

Pergunta 1: Um profissional que está com o CAU desabilitado (sem pagamento) pelo motivo de dar aula e não estar realizando projetos no momento, poderia participar do concurso? Se sim qual outro documento poderia ser utilizado na inscrição se não o CAU?

Pergunta 2: Eu gostaria de saber se eu, como arquiteto legalmente formado, em posse do certificado de graduação, onde consta que o diploma está em fase de confecção, posso me inscrever como representante de equipe?

Pergunta 3: Acabei de me formar em arquitetura e urbanismo, por enquanto só possuo meu certificado de conclusão de curso (colei grau dia 14/09). Não possuo CAU ainda nem o diploma. Posso me inscrever no concurso mesmo assim?

Resposta às perguntas 1 a 3: Para arquitetos e urbanistas é necessária a apresentação de “uma cópia digitalizada de um comprovante de registro profissional válido no Conselho correspondente “(item 4.2 b do Edital Consolidado).

 

Pergunta 4: No formulário de inscrição é solicitado somente o nome do profissional responsável pela equipe. Em que momento os nomes do restante da equipe aparecem?

Resposta: Já respondida no lote 2, pergunta 3.

 

Pergunta 5: No caso de uma equipe, todos os participantes devem ser de nacionalidade Brasileira?

Resposta: Já respondida no lote 2, pergunta 4.

 

Pergunta 6: Estudante de design de móveis – nível técnico – pode participar?

Pergunta 7: Gostaria de saber se formado em Design Gráfico pode ser o responsável pela equipe?

Resposta: Podem participar os profissionais graduados nos cursos descritos no item 3.4 do Edital: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia, nas modalidades: Mecânica e Civil; Design, Design de Produto e Design Industrial.

 

Quanto à entrega do trabalho e normas de apresentação :

Pergunta 8: As pranchas não podem ser enviadas em PDF?

Não. A entrega deve seguir o item 6.8 do Edital Consolidado.

 

Pergunta 9: As pranchas deverão estar montadas em papel pluma, metier ou similar de 5mm, branco. Poderiam explicar esse parágrafo?

Pergunta 10: Papel pluma ou metier 5mm é uma placa de sustentação para a colagem de outro material? Se sim, em que material devem ser impressas as pranchas? Não estou encontrando referências sobre o assunto na minha região, gostaria de maiores esclarecimentos já que o edital não aborda o tema a fundo.

Resposta às perguntas 9 e 10: O papel pluma ou metier, também conhecido como papel espuma ou foamboard é comumente utilizado como suporte rígido em pranchas de apresentação. É constituído de 2 (dois) papéis rígidos com uma espuma no meio. As pranchas devem ser impressas em papel de preferência do participante e fixadas (montadas) no papel pluma, metier ou similar.

 

Quanto ao escopo:

Pergunta 11: Posso escolher um item de um grupo ou a inscrição se refere ao desenvolvimento de um mobiliário para cada grupo? Se não fui claro, por exemplo, posso participar apenas nas papeleiras, paraciclos, balizadores e guarda-corpo?

Resposta: Já respondido no lote 2, resposta às perguntas 11 a 14.

 

Sobre o Termo de Referência:

Pergunta 12: Existe um mapeamento dos pontos de localização dos mobiliários, além das imagens de inserção?

Resposta: Não. O mobiliário urbano, objeto alvo deste Concurso, será de ampla aplicação, em logradouros públicos, próprios municipais, praças e parques de todo o município de São Paulo (Item 6, Termo de Referência)

 

Pergunta 13: Quando dizem ‘guarda de livros e brinquedos’ como atividade cultural no quiosque multiuso, quais tipos de atividades seriam essas?

Resposta: Neste caso, o quiosque multiuso servirá para guarda de elementos que podem ser utilizados em atividades externas ao quiosque.

 

Pergunta 14: O mobiliário urbano pode ser multifuncional?

Resposta: O mobiliário deve atender às diretrizes gerais e específicas descritas no termo de referencia. Soluções adicionais são uma decisão de projeto.

 

Pergunta 15: No caso dos banheiros, quando pedem “trocador”, estão se referindo a que?

Resposta: Local apropriado para apoio de bebês e crianças, para realizar a troca de fraldas.

 

Pergunta 16: Estou com dúvidas quanto ao abrigo de ponto de parada de táxi, é necessário uma cabine fechada acoplada para uso exclusivo dos taxistas? Ou apenas um abrigo aberto?

Resposta: O abrigo é formado por cobertura, suporte e assentos (Termo de Referência, pág. 16, item 3:Abrigo para ponto de parada de táxi). Não está previsto cabine fechada.

 

28.09.2016 – 2º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à inscrição e participação:

Pergunta 1: Tem taxa de inscrição?

Resposta: Não. A inscrição é gratuita.

Pergunta 2:  para inscrições de grupo através do site, cada integrante deve se cadastrar individualmente?

Pergunta 3: Gostaria de saber se para que a inscrição em equipe ocorra, apenas o representante deve se inscrever? Assim sendo,como serão creditados todos o membros da equipe em um possível resultado, quando a inscrição se detém apenas ao representante?

Resposta às perguntas 2 e 3: Conforme o item 3.1 do Edital Consolidado, “No caso de participação em equipe, esta será representada por um único profissional, definido no ato da inscrição, que responderá por todas as ações necessárias no processo do Concurso, providenciando e assinando a documentação exigida.” Os membros da equipe deverão preencher a Declaração de Participação na Equipe, anexo IV do Edital Consolidado. Cada membro da equipe deverá preencher uma declaração. As declarações serão entregues junto com os demais documentos listados no item 6.8 do Edital Consolidado. (http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/08/Edital_Consolidado.pdf) Este procedimento visa identificar no momento do anúncio dos resultados e em futuras divulgações do Concurso, todos os integrantes da equipe.

Pergunta 4: Gostaria de saber se há restrições quanto a nacionalidade dos demais membros da equipe, no caso de participação em grupo. E se há um numero limite de participantes.

Resposta: Não há restrições quanto à nacionalidade nem quanto ao numero de participantes na equipe.

Pergunta 5: Pessoas ainda terminando a graduação em Design até o final do ano podem participar? Em caso negativo, e se apenas um dos participantes da equipe for já diplomado, seria então possível a participação de graduandos?

Resposta: Estudantes podem participar somente compondo a equipe, já que de acordo com o item 3.5. do edital “no caso de equipe, não há exigência quanto à formação acadêmica em relação aos demais membros, mantendo-se a exigência para o representante legal…” Para a inscrição do representante legal, as exigências encontram-se nos itens 3.4 e 4.2 do Edital consolidado.

Pergunta 6: Estou com uma dúvida sobre esse item “4.2 e” do edital, que fala sobre a comprovação de regularidade fiscal junto ao Município de São Paulo. Eu preciso ter uma inscrição profissional na prefeitura de São Paulo? É porque sou de outro estado e gostaria de participar do concurso. Alguém pode me esclarecer esse item?

Resposta: Moradores de outro estado devem preencher a Declaração de Regularidade Fiscal que encontra-se neste sítio. Mas Atenção: Em 23/09 foi colocado neste sítio o Edital Consolidado que transfere a entrega do comprovante ou declaração de regularidade fiscal para a entrega dos trabalhos, descrita no item 6.8. Acesse o edital consolidado. (http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/08/Edital_Consolidado.pdf)

Pergunta 7: Me formei em Arquitetura e Urbanismo no início do ano e ainda não ficou pronto meu diploma. No campo de Comprovante Profissional qual documento deve ser anexado? Diploma? Certificado de Conclusão de Curso?

Resposta: Para  formados em  Arquitetura e Urbanismo deve ser adicionado cópia do CAU, definitivo ou provisório.

 

Quanto à premiação:

Pergunta 8: As premiações são pagas independente da prefeitura atual continuar, ou só serão pagas com a sua reeleição?

Resposta: Sim. As premiações serão pagas independentemente do resultado das eleições municipais, na forma e nos valores disciplinados no Item 9 do Edital do Concurso.

 

Quanto à forma e conteúdo de entrega:

Pergunta 9: O que é necessário entregar até dia 08/11? Qual a forma de entrega do projeto?

Resposta: A forma de entrega e o conteúdo estão descritos no item 6do Edital Consolidado, particularmente no item 6.8.

Pergunta 10:  É obrigatório utilizar as fotos disponibilizadas aqui ou é permitido usar fotos de nossa autoria?

Resposta: Devem ser utilizadas as fotos disponibilizadas no site, cf. item 6.11 do Edital Consolidado:  “As fotomontagens devem ser realizadas sobre quatro imagens fornecidas (anexo VIII)…” ,

Entretanto, cf. o item 6.16, “A critério do participante poderão ser incluídos nas pranchas a serem apresentadas produtos adicionais ao conteúdo mínimo exigido, como perspectivas, croquis, detalhes construtivos, fotos de maquete física, desenhos esquemáticos, diagramas, etc. com total liberdade de apresentação, composição e representação”. Significa que, caso seja desejo do interessado, pode se utilizar de outras fotos, além daquelas exigidas no item 6.11 supramencionado.

 

Quanto ao escopo:

Pergunta 11: Posso participar projetando só algumas das famílias ou mobiliário, ou tenho que necessariamente fazer uma proposta para todas?

Pergunta 12: É necessário projetar 9 mobiliários ou escolher um e desenvolver 9 modelos, é projeto com detalhes, tipo de parafuso material adotado, um projeto executivo?

Pergunta 13: Para participar do concurso deverei apresentar proposta para os 3 grupos, ou para apenas um deles, ou ainda pode ser apresentada propostas para um único elemento?

Pergunta 14: Tenho uma duvida em relação ao nível de detalhes dos projetos, voces querem como se fosse um projeto executivo, ou seja todos o detalhes para a execução do projeto ou é como se fosse um projeto básico?!

Resposta às perguntas 11 a 14: O Concurso tem o objetivo de selecionar as melhores propostas para todos os 9 elementos e suas variações, listados no item 11 do Edital. Trata-se, como o nome indica, de um concurso de ideias e não de projetos executivos.

 

Sobre o Termo de Referência:

Pergunta 15: No Termo De Referência não está indicada altura máxima para o sanitário público. Levando em conta que ele deverá prever um reservatório de 500L, e as caixas d’água padrões no mercado têm aprox. 75cm de altura, e o pé direito mínimo para o ambiente deverá ser de 2,50m (conforme código de obras) deixando o ambiente com no mínimo 3,25m de altura total. Qual a altura máxima que deverá ser prevista para o sanitário público? Qual a altura mínima de coluna de água entre a caixa d’água e a pia / bacia? O reservatório poderá ser pressurizado caso fique enterrado?

Resposta: O termo de referência não faz menção à altura do sanitário, sendo esta decisão, bem como as demais mencionadas na pergunta, decisões de projeto.

Pergunta 16: Os temas abordados, podem ou devem se integrar num único projeto?

Resposta: De acordo com o Termo de Referencia, entre as diretrizes gerais de projeto (item 7), temos: “Propor um desenho identificado com a cidade, criando uma linguagem unificada para os elementos, que representarão visualmente, funcionalmente e de forma sistematizada, o município de São Paulo. A proposta deve interpretar as características e os valores do imaginário da cidade”

Pergunta 17: Deve constar o planejamento financeiro a curto e longo prazo?

Resposta: Não está prevista a entrega de planejamento financeiro.

 

23.09.2016 – 1º. LOTE DE RESPOSTAS

Quanto à participação:

Pergunta 1: Posso participar do concurso mesmo sem ter o registro no CAU?

Pergunta 2: Gostaria de saber se é possível, apenas com o  diploma de arquitetura e urbanismo, participar do concurso.

Pergunta 3: Para inscrição é necessário possuir registro no CAU ou apenas ter concluído graduação em Arquitetura  e Urbanismo já é o suficiente?
Resposta: O profissional formado em arquitetura e urbanismo precisa ter o registro no CAU para participar.

 

Pergunta: Gostaria de saber se estudantes de arquitetura podem participar do concurso sob a tutela de um profissional da área (professor)?

 

Resposta: Sim, desde que o profissional da área seja inscrito como profissional responsável e anexe no formulário de inscrição cópia digitalizada do registro no CAU ( se arquiteto), no CREA ( se engenheiro) ou cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do curso (se graduado em Design, design industrial ou design de produto)

 

Pergunta: Sou aluna de arquitetura e urbanismo. Posso participar?

Pergunta: Formados em Design de Moda também podem participar?

 

Resposta: Somente compondo a equipe, já que de acordo com o item 3.5. do edital “no caso de equipe, não há exigência quanto à formação acadêmica em relação aos demais membros…”

Ver também a resposta anterior.

 

Pergunta:  Tem um número limite de integrantes do grupo?

Resposta: Não há limite para a o numero de integrantes da equipe

 

Quanto à premiação:

Pergunta: Qual o valor da premiação?

Resposta: Os valores da premiação são:

1º Colocado: R$ 70.000,00 – Setenta mil reais;

2º Colocado: R$ 30.000,00 – Trinta mil reais;

3º Colocado: R$ 20.000,00 – Vinte mil reais.

Para as menções honrosas não haverá premiação em dinheiro.

 

Quanto ao Escopo:

Pergunta: São 9 projetos, um para cada elemento ou podemos escolher apenas um elemento para um projeto?

Resposta: O Concurso tem o objetivo de selecionar as melhores propostas para todos os 9 elementos e suas variações, listados no item 11 do Edital.

Ainda de acordo com o item 6.10, o conteúdo obrigatório das pranchas prevê “plantas, cortes e elevações de todos os 9 ( nove) elementos ou famílias de elementos.

 

Quanto à entrega dos trabalhos:

Pergunta:O recebimento das propostas será realizado durante todo o período do concurso?

Isto é, poderei enviar por correio o material a qualquer tempo até a data limite?

Resposta: As propostas enviadas pelo correio serão recebidas a qualquer tempo, até a data limite prevista no Edital, cf. item 6.5: Os trabalhos enviados pelo correio deverão chegar até o dia 08/11/2016, as 17h29min.

Esclarecemos ainda que os trabalhos entregues pessoalmente só serão aceitos no dia 08/11/2016, das 09h01min às 17h29min.