Saiba mais

Os parklets são ampliações temporárias do passeio público, realizadas por meio da implantação de plataformas sobre as áreas de estacionamento nas vias públicas. Podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.

 

1_parklet-o-que-e-info_00

 

1_1_os-parklets-podemOs parklets somente podem ser implantados em vagas permanentes de estacionamento, podendo ocupar até duas delas em uma extensão de 10m. Verificou-se que um espaço de duas vagas de automóveis beneficia 40 veículos em um dia, ou 300 pessoas em um parklet.*

1_parklet-beneficios_01

 

Saiba como implantar um parklet no seu bairro

 

Perguntas Frequentes:

É seguro usar o parklet?
Nas experiências realizadas na cidade de São Paulo, não foram verificados casos de violência ou acidentes. No entanto, tenha cuidado com seus pertences e mantenha as crianças sempre à vista, evitando que elas pulem sobre os bancos ou escalem os guarda-corpos (proteções laterais).

A implantação dos parklets vai reduzir o número de vagas de estacionamentos de automóveis na via pública?
Sim, o parklet é uma intervenção urbana temporária que discute o espaço público e uso do solo de forma democrática. Hoje, 71% dos deslocamentos são realizados a pé e por transporte público, e apenas 29% de automóvel (Pesquisa Origem e Destino 2007, Região Metropolitana de São Paulo).

Quantos parklets podem ter numa rua? Eles poderão ser conectados um ao outro?
A princípio não há uma definição de quantidade. A subprefeitura analisará os pedidos e aprovará a quantidade que julgar pertinente à região e ao fluxo de pessoas. Caso seja aprovada a instalação de mais de um parklet, será necessário manter um espaço de 5 m entre os mesmos.

A implantação de um parklet na frente do meu comércio pode prejudicá-lo?
As estatísticas revelam exatamente o contrário. Um parklet atrai pedestres e clientes em potencial. A prefeitura de Nova Iorque divulgou que a criação de parklets com bancos gerou 14% de aumento de vendas das lojas em frente da implantação (Measuring the Street, NYC DOT).

Os parklets implantados em frente a estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes podem ser explorados por seu mantenedor?
Sob nenhuma hipótese o parklet poderá ser usado com exclusividade por seu mantenedor: É vedada a utilização desse equipamento para fins comerciais, como mesas de bares e restaurantes, sob pena de multa. [Art.2º do decreto nº 55.045/14].

Como funciona o patrocínio de um parklet?
A fim de garantir a viabilidade para a implantação será permitida a colocação de uma placa com área máxima de 0,15m² para exposição de mensagem indicativa de cooperação em cada parklet instalado. [Art. 10º do decreto nº 55.045/14] conforme a lei Cidade Limpa (Lei 14.223/06). Ainda nessa legislação, a figura do patrocinador não pode ser dissociada à do proponente, ou seja, em casos em que houver patrocínio, ambos interessados serão responsáveis pela instalação, manutenção e remoção do parklet, e ambas assinaturas devem constar no termo de cooperação celebrado com a Subprefeitura competente.

É permitido fumar dentro do parklet?
É importante obedecer as regras de boa conduta e vizinhança. Se o parklet não tiver cinzeiros, evite fumar no espaço, porque alguém poderá se incomodar. Não jogue bitucas no chão, em vasos, floreiras ou jardins.

Quem deve ser contatado em caso de depredações ou incidente dentro do parklet?
Em caso de de predação, a polícia ou a guarda civil deve ser contatada. Para eventuais incidentes, o proponente deve ser contatado através de um canal de contato informado no próprio parklet.

*Pesquisa Parklet/2013 – Instituto Mobilidade Verde

*²Measuring the Street, NYC DOT