Um plano para qualificar a vida urbana dos bairros

 

imagem_capa_bairro

Miolos de bairro preservados
Preservação da qualidade urbana e ambiental e a dinâmica de vida nos miolos dos bairros por meio da definição de altura e numero de andares máximos das edificações e de limites ao adensamento construtivo, a depender da Macroárea em que se situa.

Uso misto
Estímulo ao uso misto (comércio, serviço e usos institucionais) no térreo das edificações por meio de incentivos urbanísticos. Pretende-se com isso ampliar aproximar emprego e moradia além de qualificar e dinamizar a vida urbana nos espaços públicos, especialmente as calçadas.

Planos de Bairro
Regulamentação dos Planos de Bairro a serem desenvolvidos por associações de moradores ou pelas subprefeituras, aprovados pelo Conselho de Representantes das Subprefeituras e debatidos pelo Conselho Municipal de Politica Urbana. Apresentam propostas para melhorar a infraestrutura de microdrenagem, iluminação publica, oferta de equipamentos urbanos e sociais; melhoria nos passeios públicos, no mobiliário urbano, no sistema viário, na limpeza e arborização, entre outros.

Áreas de Estruturação Local (AEL)
Criação de instrumento de planejamento para estruturação local, porções do território com maior vulnerabilidade social e ambiental, destinadas à transformação urbana através da integração de políticas públicas setoriais (educação, saúde, cultura, habitação).

Rede de Equipamentos Sociais
Expansão e articulação da Rede de Equipamentos de cultura, saúde, educação, esporte e lazer e assistência social previstos, além de planos setoriais a serem discutidos em conjunto com a sociedade.