Desenvolvimento do Projeto

4_desenvolvimento-do-projeto

Para se atingir os objetivos deste projeto é necessário, em um território desta escala e importância, traçar diversas estratégias sejam ao longo dos vários anos de desenvolvimento ou sejam em diferentes áreas deste perímetro. O Plano Diretor Estratégico apresenta em seu artigo 76 o prazo estabelecido para aprovação do primeiro instrumento de transformação deste perímetro, sendo este, a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, que engloba quase a totalidade do Arco.

Mobilidade, Drenagem, Áreas Verdes, Habitação e Equipamentos são as premissas desta grande intervenção, além da preservação industrial e sua respectiva valorização. A manutenção do polo produtivo, a proteção do emprego industrial e sua respectiva ampliação são objetivos deste instrumento, associando tudo isso ao conceito de cidade compacta: morar, estudar, trabalhar, conviver.

Simultaneamente à revisão da Lei de Zoneamento, que já se iniciou, a Operação Urbana Consorciada trará especificidades e critérios para as intervenções e o desenvolvimento desejado.