Plano de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda

O Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, inaugurado em 1988, é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Localizado no perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), o equipamento tem potencial para assumir o protagonismo como indutor do desenvolvimento urbano na região. 

Atualmente, o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 da CPTM, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e serviços de ônibus rodoviários. Nos próximos anos, está prevista a chegada de mais duas linhas da CPTM e do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas. 

Com estes novos serviços, a expectativa é de que o local registre um fluxo de 180 mil usuários por dia. Essa questão, associada à característica da região, marcada por áreas originárias de antiga ocupação industrial em processo de transformação, demonstra a necessidade de reestruturação urbana do entorno para se adequar a essa nova realidade.

A proposição de um PIU para a região do Terminal tem sua origem em uma Manifestação de Interesse Privado (MIP), apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A proposta é alinhada à estratégia urbanística do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), por meio do aproveitamento das áreas operacionais subutilizadas do próprio equipamento e o adensamento construtivo de seu entorno.

 

O PIU Polo Barra Funda encontra-se em consolidação.

Elementos Prévios

1ª consulta pública
Entre 05 e 31 de outubro de 2022, a Prefeitura disponibilizou consulta pública sobre os elementos prévios à elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda. O estudo foi elaborado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsáveis pelo diagnóstico e programa de interesse público. Acesse aqui a consulta.

Acesse aqui o Relatório de Devolutiva

Proposição dos Elementos Prévios

-

 

Consulta Pública Inicial
05/10/2022 a 31/10/2022

Consulta Pública
Devolutiva