Repensando Espaços Públicos – Alameda dos Guaiós

A proposta da iniciativa “Repensando Espaços Públicos – Alameda dos Guaiós”, elaborada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), é debater junto com a população melhorias para a via, no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba. 

A Alameda dos Guaiós está localizada no bairro da Saúde, na subprefeitura Vila Mariana. A via é paralela à Avenida Jabaquara, além de ser próxima à Avenida Dos Bandeirantes e à Avenida Affonso D’Escragnolle Taunay.

O entorno da via possui boa infraestrutura de mobilidade: há diversos pontos de ônibus, sobretudo na Avenida Jabaquara; malha cicloviária significativa e fácil conexão com a estação de metrô São Judas, seja por bicicleta ou a pé. No entanto, desperta atenção a segurança viária, principalmente para crianças e idosos, com registro de acidentes e atropelamentos.   

Objeto de discussão pública, o trecho da Alameda dos Guaiós  – entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba – concentra espaços importantes, como o Santuário São Judas Tadeu, que recebe grande quantidade de visitantes (com relevante presença de idosos) durante todo o ano, e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, que abriga equipamentos públicos para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como o SAICA São Judas Tadeu e o CCA Padre Gregório Westrupp.   

 

Processo Participativo 

 
Audiência Pública

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a participar de audiência pública sobre a requalificação da Alameda dos Guaiós. Saiba mais abaixo:

 

1° Audiência Pública (06 de dezembro de 2023)
Local: Universidade São Judas – Unidade Jabaquara
Avenida Jabaquara nº 1.870 – Saúde
Convocação | Apresentação | Vídeo | Fotos | Lista de Presença | Quadro de Contribuições

 

 

Consulta Pública

Entre 26 de outubro e 14 de novembro de 2023, a Prefeitura disponibilizou consulta pública on-line na plataforma Participe+ para recolher sugestões de melhorias para a região.  

Durante a consulta, a população também teve acesso a relatório e apresentação elaborados pelo Município para subsidiar as contribuições do munícipe.

Concluída a etapa deste processo participativo, a Prefeitura inicia a sistematização das respostas recebidas e apresenta uma análise devolutiva sobre as contribuições para a população. 

 

Consulta Pública on-line (26 de junho a 14 de novembro de 2023)
Link da consulta
– Relatório de Devolutiva de Consulta Pública: Anexo 1Anexo 2 | Anexo 3

 

 

Arquivos 

Relatório para Consulta Pública

Apresentação para Consulta Pública