Entenda

A cidade é como se fosse a nossa casa. E, para manter a casa sempre organizada, é preciso que cada um faça a sua parte. Assim como planejamos e arrumamos cada cômodo do nosso lar, em uma cidade é preciso garantir os espaços públicos bem cuidados, preservar o meio ambiente, ter moradia adequada para todos, garantir que as pessoas possam ir trabalhar, passear, fazer compras sem enfrentar congestionamentos e longas horas nos deslocamentos.

Mais de 11 milhões de paulistanos convivem com uma realidade profundamente desigual e desequilibrada, resultado não apenas do baixo investimento na cidade, mas principalmente de um longo processo de formação histórica no qual a maioria dos governos municipais atuou sem o uso de mecanismos de planejamento.

Portanto, a Prefeitura de São Paulo elaborou cinco articulações territoriais visando a redução expressiva das desigualdades socioespaciais para a estruturação de uma cidade reconhecida como lugar em que se vive com qualidade e que oferece oportunidade para todos:

Resgate da Cidadania nos territórios mais vulneráveis
Ação integrada nas áreas que concentram a probreza, envolvendo transferência de renda, serviços públicos, inserção urbana e participação política.

Estruturação do Arco do Futuro
Desenvolvimento equilibrado, integrado aos recursos ambientais e com aproveitamento das infraestruturas existentes e das planejadas.

Fortalecimento das centralidades locais e das redes de equipamentos públicos
Qualificação dos centros de bairros e ampliação, integração dos usos e gestão integrada da rede de equipamentos públicos.

Requalificação da área central
Apropriação do centro como referência de toda a cidade, a partir da requalificação dos equipamentos urbanos, dos espaços para pedestres e da habitação social.

Reordenação da fronteira ambiental
Articulação de projetos que compatibilizem proteção ambiental, melhoria da qualidade do habitat e criação de oportunidades de trabalho.

O Gestão Urbana SP

A administração municipal não tem como pensar nas mudanças necessárias sozinha, e precisa dialogar com seus cidadãos de modo que o planejamento seja resultado de uma parceria entre o poder público e a sociedade. Com este objetivo, desde abril de 2013, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) vem desenvolvendo o Gestão Urbana SP.

Conheça as funcionalidades principais da plataforma:

Informações sobre os projetos em andamento
Entenda os projetos em atividade no momento. Em um só lugar, acesse as últimas notícias e explicações objetivas e detalhadas de todo o planejamento da cidade.

Apresentações, dados, documentos e leis
Através da biblioteca, arquivos e leis podem ser facilmente encontrados com a ajuda de filtros e busca.

Notícias, agenda de atividades e transmissões ao vivo
Não perca um só momento de todo o planejamento da cidade. Acompanhe todas as notícias, programe-se na agenda de atividades e assista de onde estiver os eventos através das trasmissões ao vivo.

Ferramentas inovadoras de participação
Aplicações online são lançadas periodicamente para a colaboração em diversas fases dos projetos, permitindo o envio de propostas, indicação de problemas e soluções para a cidade.

É fundamental discutir e avaliar a cidade que temos e planejar a que queremos. Aproveite este canal eletrônico e faça junto a São Paulo que a gente quer.