PIU Jockey Club

O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado, situado no distrito do Morumbi, pertencente à Subprefeitura do Butantã. Está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) que, de acordo com a atual Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016), deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU).

O Hipódromo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1941. Desde então é referência para o turfe nacional (corrida de cavalos), recebendo os principais eventos da modalidade junto com o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em 2010 o conjunto do Jockey Club foi tombado pelo CONDEPHAAT, vinculado ao Governo do Estado, e em 2013 pelo CONPRESP, da Prefeitura de São Paulo. As duas resoluções ressaltam o valor histórico, arquitetônico, cultural e simbólico do local.

Nos últimos anos, com o objetivo de diversificar e intensificar a utilização do equipamento e, consequentemente, atrair público em dias e horários que não há a prática do turfe, o Jockey tem recepcionado diversos eventos, principalmente os ligados à gastronomia e cultura.

Considerando todo esse cenário, o Projeto é uma oportunidade para que a população possa discutir o papel a ser desempenhado por este importante equipamento histórico no contexto de desenvolvimento urbano atual da cidade.

As diretrizes da proposta, agora em discussão, buscam valorizar os atributos históricos e paisagísticos do hipódromo, além de ampliar sua contribuição ambiental à cidade, permitindo novas atividades de interesse público e, assim, uma maior utilização do equipamento por parte da população. As conexões do Hipódromo com as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim da CPTM,  estação Butantã do Metrô e Corredor Rebouças da SPTrans também devem ser qualificadas, melhorando a segurança e o conforto para pedestres e ciclistas.

 

Processo Participativo

1ª fase

Diagnóstico

 

1ª Consulta Pública

Em 18 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a SP Urbanismo, lançou a 1ª consulta pública para o Projeto de Intervenção Urbana Jockey Club, que ficará disponível no Gestão Urbana até 09 de novembro de 2019.

Clique aqui para acessar a consulta.
Clique aqui para acessar o Relatório de Devolutiva recebidas durante a 1ª Consulta Pública

 

29/10/2019 – Reunião CPM + CADES Subprefeituras Butantã e Pinheiros
Ata; Convocação; Apresentação; Lista de Presença; Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4

14/11/2019 – Reunião Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU
Convocação; Apresentação; Lista de Presença; Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4; Extrato

28/11/2019 – Reunião com representantes da Sociedade Amigos da Cidade Jardim – SACJ
Termo de Reunião; Lista de Presença; Foto 1; Foto 2; Foto 3


2ª fase

Apresentação do projeto

14/01/2020 – Publicação de Autorização para elaboração do PIU Jockey Club  – Diário Oficial da Cidade de São Paulo, p.31

09/04/2020 – Publicação dos Elementos necessários ao desenvolvimento do PIU – Diário Oficial da Cidade de São Paulo, pp. 44 e 45

2ª Fase

17/07/2020 – Reunião CPM + CADES das Subprefeituras Butantã e Pinheiros
Apresentação