Bairro Conectado: Terminal Sapopemba

O distrito de Sapopemba, na zona leste, foi o local da cidade de São Paulo selecionado para receber um dos 22 projetos-piloto que serão desenvolvidos ao redor do mundo para criar bairros mais conectados e saudáveis que melhorem a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

A partir de um convite formulado em 2023 à Prefeitura de São Paulo pela Rede Global C40 Cities, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) integrou-se ao programa global Green & Thriving Neighbourhood (Bairros Verdes e Saudáveis) e iniciou o desenvolvimento do projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba”.

O objetivo do programa da Rede C40 é colaborar para a construção de bairros urbanos que integrem com mais qualidade suas estações de transporte, equipamentos públicos, ruas comerciais e áreas verdes e de lazer. Dessa forma, essas regiões poderão ser mais convidativas e seguras a pedestres e ciclistas, contribuindo também para um impacto positivo na saúde dos moradores e na redução das emissões de gases de efeito estufa com o desestímulo ao uso dos automóveis.

Em conjunto com a população, a Prefeitura de São Paulo definirá os locais prioritários e as intervenções urbanas necessárias para melhorar as condições de segurança e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Entre as ações possíveis estão ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais (como hospitais, escolas, centros esportivos), buscando, assim, a integração entre eles e a apropriação do bairro pelos moradores e usuários em geral.

Para o desenvolvimento desse projeto, a premissa de “Cidades de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes acesso a serviços essenciais, parques, praças públicas e comércios, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.

 

Processo Participativo

 

Consulta Pública – De 11 de março a 12 de abril

Entre 11 de março e 12 de abril de 2024, a Prefeitura disponibiliza consulta pública on-line na plataforma Participe+ para recolher sugestões de melhorias para a região. Link da Consulta no Participe Mais

Também é possível participar da Consulta Pública respondendo ao questionário pelo link Google Forms

A população tem acesso a um questionário para identificar os principais trajetos feitos pela população de bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba e entender como os espaços públicos são utilizados na região para lazer e atividades físicas. 

 

 

 

Por que o distrito de Sapopemba?

A Coordenadoria de Planejamento Urbano (Planurb), da SMUL, responsável pelo projeto, formulou uma metodologia específica para a definição do distrito que participaria do projeto global. Ela está alinhada a intervenções urbanas de escala local e a uma combinação de indicadores ambientais, urbanísticos e sociais capazes de apontar territórios da cidade de São Paulo com maior emergência para recepcionar o projeto. 

Para isso, o ponto de partida foram os Perímetros de Ação dos Planos Regionais das Subprefeituras elaborados entre 2015 e 2016 e que deram origem ao Decreto nº 57.537/2016. Também foram observadas as seguintes condições:

  1. Ocorrências de Ilhas de Calor – Sapopemba é considerado um dos distritos da cidade com temperaturas mais elevadas. No Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClimaSP 2020-2050) algumas áreas da região registraram altos índices para risco climático.

  2. Presença de Modais de Transporte – Os meios de transporte de média e alta capacidade são essenciais para a realização das atividades diárias. Eles facilitam o acesso a serviços fundamentais, como saúde, educação, cultura e lazer, mas tendem a ser menos acessíveis em regiões periféricas como é o caso de Sapopemba.

  3. Centralidades Urbanas de Escala Local – Para a realização das atividades cotidianas em um curto período, é necessário que o espaço urbano promova a instalação de atividades de comércio, serviços e equipamentos públicos e privados. O distrito de Sapopemba tem centralidades com potencial de serem fortalecidas.  

  4. Presença de Alta Vulnerabilidade Social – Utilizou-se o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) para identificar territórios cuja vulnerabilidade social é alta, com o objetivo de incentivar melhorias urbanísticas para os espaços públicos desses locais. No caso de Sapopemba, existem muitas localidades com vulnerabilidade social alta e muito alta. 

Considerando esses critérios, os Perímetros de Ação ID 311 Teotônio Vilela, associado ao ID 312 – Avenida Sapopemba – Parque Zilda Arns, localizados na Subprefeitura Sapopemba, emergiram como referência para a escolha da área mais adequada para receber o projeto-piloto. 

 

É importante destacar que o projeto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba” tem como objetivo desenvolver parte das diretrizes contidas nos Perímetros de Ação 311 e 312, como melhorar a acessibilidade e mobilidade local e qualificar os espaços livres públicos. Um ponto em comum entre os dois Perímetros de Ação é o Terminal Sapopemba, importante infraestrutura de mobilidade e conexão da região. 

Por conta do escopo do projeto, ou seja, trabalhar com o conceito de “Cidade de 15 Minutos”, foi definida uma área de estudo, considerando os deslocamentos feitos a pé com duração de 15 minutos a partir do Terminal Sapopemba.

 

 

 

Etapas do Projeto

O projeto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba” tem como propósito qualificar espaços livres públicos da centralidade local, como calçadas, ciclovias, praças, escadarias e demais transposições de pedestres necessárias no entorno do Terminal Sapopemba. O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula pela região, promovendo a integração desses espaços e fortalecendo o senso de pertencimento ao bairro. 

Para que os resultados sejam coerentes às demandas da população, o projeto será construído coletivamente a partir de um processo participativo colaborativo. Esse processo envolverá ativamente a população, a Subprefeitura e os principais Conselhos da região durante a elaboração do projeto. 

 

 

Diagnóstico

O Diagnóstico Urbanístico-Ambiental Preliminar é o primeiro produto do projeto Bairro Conectado: Terminal Sapopemba, cujo principal objetivo é descrever a situação atual da região, elencando suas principais problemáticas e desafios. Além disso, também tem o propósito de subsidiar a construção do Diagnóstico Participativo, conjuntamente com a população com o avançar do processo participativo. 

Para acessar a íntegra do Diagnóstico Urbanístico-Ambiental (versão acessível), clique aqui

Para acessar a íntegra do Diagnóstico Urbanístico-Ambiental (versão sem acessibilidade), clique aqui

 

 

O que já foi feito?

Em setembro de 2023, a equipe da SMUL realizou uma visita técnica na região para apresentar à Subprefeitura de Sapopemba o escopo do projeto e vistoriar localidades com potencial de intervenções, reforçando a necessidade de parceria entre a Secretaria e a Subprefeitura para o desenvolvimento da proposta.

A visita, além de representar uma aproximação com o território de Sapopemba, buscou analisar os equipamentos públicos, as barreiras físicas (principalmente pela presença dos dutos da Transpetro e da Adutora do Rio Claro, de responsabilidade da SABESP) e o estado de conservação das calçadas, passeios públicos, escadarias, ciclovias, parques, praças e áreas livres de convivência.

Em novembro de 2023, dando continuidade ao projeto, a SMUL apresentou a parceria com a Rede C40, o escopo e a temática do projeto aos representantes do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU).

Em dezembro de 2023 realizou-se uma reunião com representantes da SMUL, da Subprefeitura de Sapopemba e dos principais Conselhos da região, incluindo o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) Sapopemba, Conselho Participativo Municipal (CPM) Sapopemba e Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG). O principal objetivo da reunião foi apresentar e disseminar o projeto na região.

 

*Essa página será atualizada sempre que nova etapa do projeto for concluída.