Ruas Abertas Liberdade
O Projeto Ruas Abertas Liberdade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) que propõe a abertura de vias exclusivas a pedestres aos domingos e feriados na Liberdade, famoso bairro localizado na região central da cidade. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (entre a Rua dos Estudantes e Rua Américo de Campos).
A implementação da proposta está prevista para ser feita em duas etapas. A primeira consiste na abertura de ruas para pedestres aos domingos e feriados no âmbito do Programa Ruas Abertas (Decretos 57.086/2016). A segunda etapa prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.
Com ênfase na transformação urbana sustentável, são propostas intervenções como implantação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural, arborização, aumento da segurança pública com nova iluminação, vigilância contínua, alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia.
O projeto urbano que abrange uma área de 14.500 m² foi concluído em abril de 2023 pela SMUL. Para a definição das ruas beneficiadas, a Secretaria desenvolveu estudos para entender as dinâmicas do território, como horários de pico de uso de pedestres e vocação de cada trecho das vias, além de identificar os desafios para a implementação do projeto.
O bairro da Liberdade tem um valor histórico e cultural representativo para a cidade de São Paulo. Sua história remonta ao século XVIII, com uma ocupação predominantemente negra e indígena. Ao longo do século XX, houve intensa migração da população japonesa, tornando-se a maior concentração de japoneses fora do Japão. Houve, também, migração de chineses e coreanos. Ou seja, o bairro possui grande diversidade cultural, que estabelece forte atrativo turístico e comercial para a região.
Processo Participativo
Entre 21 de junho e 30 de julho de 2023, a SMUL disponibilizou consulta pública on-line na plataforma Participe+ para recolher sugestões da população para o projeto. Foram recebidas 4.199 contribuições. Em paralelo, no dia 26 de julho, o Município também promoveu audiência pública no próprio bairro.
Em virtude das solicitações dos munícipes, a Prefeitura alterou o número de ruas participantes do projeto e também seu horário de funcionamento, chegando à proposta final apresentada em Relatório de Devolutiva, publicado no dia 21 de agosto.
A proposta inicial era que cinco vias fossem abertas exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. A partir das contribuições da população para o aprimoramento do projeto e de análise dos técnicos da Secretaria, a Rua Thomaz Gonzaga foi excluída para dar maior fluidez ao trânsito e facilitar acesso a estacionamentos aos visitantes.
Para aprimorar o projeto, a equipe da secretaria ainda realizou uma visita à feira de artesãos da Liberdade em 3 de setembro.
A implantação do projeto foi realizada em 1º de outubro de 2023.
Arquivos
Projeto inicial
Prancha Fase 1 | Prancha Fase 2 | Memorial descritivo
Consulta Pública on-line (21 de junho a 30 de julho de 2023)
Link da consulta | Apontamentos e Propostas do Participe+
1° Audiência Pública (26 de julho de 2023)
Convocação | Ata | Apresentação | Vídeo | Fotos
Quadro de contribuições
Relatório da Devolutiva (Consulta + Audiência Pública)
2° Audiência Pública (30 de agosto de 2023)
Convocação | Ata | Apresentação | Vídeo | Fotos
Quadro de contribuições
Prancha do Projeto