Entenda

Com a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Cidade canais foram legalmente abertos para que a população pudesse participar das tomadas de decisão dos três níveis de governo, isto é, municipal, estadual e federal. Em São Paulo, cidade com dinâmica e complexidade próprias, a situação não é diferente, já que o planejamento urbano precisa ser resultado do diálogo entre o poder público e a sociedade.

Para dar transparência aos instrumentos de planejamento e implementar canais e ferramentas de participação social, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, criou em abril de 2013 a plataforma Gestão Urbana SP. O Gestão Urbana SP visa aproximar os cidadãos do poder público, tanto por meio da informação, quanto pelo recebimento de colaborações nos projetos urbanísticos desenvolvidos pela SMUL.

 

Entenda abaixo os principais conteúdos da plataforma e saiba como contribuir com o planejamento de São Paulo:

Notícias e agenda de atividades: informe-se com as notícias relacionadas ao planejamento da cidade e programe-se na agenda de atividades.

Colaboração em projetos e legislações: acompanhe os planos, ações e projetos e contribua com o planejamento por meio de ferramentas inovadoras de participação social.  Consultas públicas online são lançadas periodicamente, permitindo o envio de propostas, indicação de desafios e soluções para a cidade.

Apresentações, dados, documentos e leis: encontre arquivos e manuais de como desenvolver projetos. Veja os principais dados da cidade acessando as plataformas do Sistema de Informações do Município.

 

Instâncias de Participação:

Além de usufruir dos canais e instrumentos de participação da plataforma, é possível colaborar com o planejamento da cidade, por exemplo, acompanhando os órgãos colegiados da SMUL. Instituídos pelo Plano Diretor Estratégico – PDE, essas instâncias de participação debatem políticas públicas para o desenvolvimento urbano. Veja aqui como participar desses espaços de diálogo.