Planos de Ação das Subprefeituras

Conforme definido no Plano Diretor e nos Planos Regionais, a Prefeitura de São Paulo deve realizar, a cada quatro anos, os Planos de Ação das Subprefeituras, que têm o objetivo de detalhar as propostas e intervenções necessárias, na escala local, para o desenvolvimento urbano e ambiental da região. Os Planos de Ação das Subprefeituras fazem a articulação entre o planejamento territorial, as leis orçamentárias (como o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA) e o Programa de Metas de cada gestão, organizando as ações setoriais previstas de cada secretaria ou órgão público.

Para estruturar a sua elaboração, foram criados os Núcleos Regionais de Planejamento (NRP) de cada uma das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo, compostos por representantes das próprias subprefeituras (responsáveis por seu planejamento territorial), secretarias e órgãos públicos que atuam na região (como as secretarias de Habitação, Verde e Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana e Obras, Mobilidade e Transportes, Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, entre outras). A construção dos Planos de Ação das Subprefeituras também envolvem a sociedade civil, seja por meio de reuniões no Conselho Participativo Municipal de cada subprefeitura e no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), audiências públicas e oficinas participativas, e através da disponibilização de dados, indicadores e mapas sobre cada uma das regiões.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), a Prefeitura deu início ao processo de elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras em 2019, buscando, assim, atender o objetivo estratégico “34 – Fortalecer o Governo Aberto na cidade” do Programa de Metas 2019-2020, mais precisamente, a meta 34.1 “Implantar 100% dos compromissos do 2º Plano de Ação em Governo Aberto”.

O objetivo é realizar a territorialização do Programa de Metas com seus respectivos estados de execução e orçamentos, analisar sua compatibilização com as diretrizes previstas nos Planos Regionais das Subprefeituras e detalhar as ações territoriais necessárias para atingir os objetivos de cada subprefeitura. Além disso, busca dar continuidade às determinações previstas no Sistema de Planejamento Municipal – estabelecido no Plano Diretor – e subsidiar técnicos, conselheiros, gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais, movimentos de bairro, bem como a sociedade civil de modo geral, com dados, indicadores e mapas para a elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras do quadriênio 2021-2024.

 

Planos de Ação

Confira abaixo os Planos de Ação (.zip) de cada subprefeitura e clique aqui para conferir o Roteiro Metodológico.

 

Aricanduva/Formosa/Carrão
Butantã
Campo Limpo
Capela do Socorro
Casa Verde/Cachoeirinha
Cidade Ademar
Cidade Tiradentes
Ermelino Matarazzo
Freguesia do Ó/Brasilândia
Guaianases
Ipiranga
Itaim Paulista
Itaquera
Jabaquara
Jaçanã/Tremembé
Lapa
M’Boi Mirim
Mooca
Parelheiros
Penha 
Perus
Pinheiros
Pirituba/Jaraguá
Santana/Tucuruvi
Santo Amaro
Sapopemba
São Mateus
São Miguel
Vila Maria/Vila Guilherme
Vila Mariana
Vila Prudente

 

É possível encontrar o status das ações dos Planos de Ação das Subprefeituras planejadas para 2020 nesta tabela (excel) / (ods).

 

Arquivos

Confira abaixo as apresentações (PDF) sobre cada subprefeitura para a audiência pública devolutiva:

Aricanduva/Formosa/Carrão
Butantã
Campo Limpo
Capela do Socorro
Casa Verde/Cachoeirinha
Cidade Ademar
Cidade Tiradentes
Ermelino Matarazzo
Freguesia do Ó/Brasilândia
Guaianases
Ipiranga
Itaim Paulista
Itaquera
Jabaquara
Jaçanã/Tremembé
Lapa
M’Boi Mirim
Mooca
Parelheiros
Penha 
Perus
Pinheiros
Pirituba/Jaraguá
Santana/Tucuruvi
Santo Amaro
Sapopemba
São Mateus
São Miguel
Vila Maria/Vila Guilherme
Vila Mariana
Vila Prudente

As demandas populares para os Planos de Ação das Subprefeituras e as respectivas respostas dadas pelas Secretarias Municipais podem ser baixadas nesta tabela (excel) / (ods).

Para construção dos Planos de Ação das Subprefeituras, a Prefeitura reuniu um conjunto de informações para cada subprefeitura.  Esses dados estão aqui.

 

Guia de Planos de Bairros

Confira o Guia dos Planos de Bairros neste arquivo (PDF).