Ruas Abertas Avenida São João

Ruas Abertas Avenida São João é uma proposta da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro para abertura de parte da Avenida São João exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados.

A ideia é implantar a iniciativa no trecho da Avenida São João entre o Largo do Paiçandu (via com acesso ao Vale do Anhangabaú) e a Rua Helvétia (via com acesso ao Elevado Presidente João Goulart – Minhocão), o que representa aproximadamente uma extensão de 1,5 quilômetro da via. 

O objetivo da medida é facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú – áreas que já funcionam como espaços de lazer aos finais de semana – e contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo. 

Para a implantação do Programa, o cruzamento na maior parte das vias que cortam a Avenida São João, com exceção das Avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, seria interrompido para o fluxo de veículos durante o período de uso dos pedestres. Já nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra, a circulação de veículos seria autorizada em apenas uma das faixas, permitindo o acesso às garagens e estacionamentos.

 

Evento teste

No dia 21 de janeiro, o Município realizou um evento teste do Programa Ruas Abertas na Avenida São João, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paiçandu. Clique aqui para saber mais

 

 

Fotos: Edson Lopes Jr./SECOM

 

 

Processo Participativo

Audiência Pública

A Prefeitura de São Paulo promoveu, em 20 de fevereiro, audiência pública para recolher sugestões da população sobre a iniciativa. O encontro foi uma oportunidade para o Município dialogar com a sociedade, apresentar os resultados da consulta pública on-line e analisar o evento teste. O debate com a população aconteceu presencialmente na Avenida São João, 473, no Auditório da Galeria Olido.

 

Consulta Pública

Entre 8 de janeiro e 8 de fevereiro de 2024, a SMUL disponibilizou consulta pública on-line na plataforma Participe+ para recolher sugestões da população para a proposta. No site foi possível acessar o material técnico elaborado pela equipe da SMUL e responder um questionário sobre experiências e perspectivas para a Avenida São João. 

Acesse aqui a consulta pública 

 

 

Arquivos

Consulta Pública – de 08/01 a 08/02/2024
Relatório diagnóstico  | Apresentação

Mapa
Mapa da proposta

Evento Teste – 21/01/2024
Relatório| Galeria de fotos

Audiência Pública – 20/02/2024
Apresentação | Fotos | Vídeo