Projeto de Intervenção Urbana Vila Olímpia
O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Olímpia abrange a região de Vila Olímpia, localizada no distrito de Itaim Bibi, no município de São Paulo.
A principal motivação da proposta é o aproveitamento mais intensivo do solo urbano, em uma área do bairro da Vila Olímpia dotada de robusta infraestrutura urbana e de transporte público e encravada no contexto da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, porém, fora do perímetro desta lei.
O adensamento construtivo e populacional local contribui para maior racionalidade da infraestrutura urbana já existente. Isso possibilita o financiamento da qualificação urbana do território, bem como a ampliação da oferta de serviços e/ou equipamentos pelo poder público.
Dessa forma, o aproveitamento mais intensivo do solo urbano, combinado a diretrizes de qualificação urbana e ambiental, vão proporcionar melhor integração e maior contribuição desta área para o desenvolvimento local, melhorando a qualidade de vida de moradores e trabalhadores.
O PIU vai ao encontro dos objetivos específicos contidos no Plano Diretor Estratégico. Entre eles, está a busca pela redução de necessidade de deslocamentos urbanos, espaços mais amigáveis para o pedestre, estimulando deslocamentos a pé; a ampliação e/ou a requalificação de espaços públicos e áreas verdes; a garantia de acesso a equipamentos sociais, infraestrutura e serviços urbanos em todos os distritos da cidade e, por fim, pela gestão urbana integrada, descentralizada e participativa.
Status
O PIU Vila Olímpia encontra-se com a tramitação suspensa.
Processo Participativo
Consulta Pública
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP Urbanismo, lançou Minuta Participativa para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Vila Olímpia.
Disponível no Gestão Urbana entre os dias 6 e 28 de fevereiro de 2018, essa consulta pública foi uma oportunidade para conhecer o que está sendo proposto e dar contribuições. Foi possível baixar mapas, o diagnóstico socioterritorial da área estudada e o programa de interesse público, que trazem questões urbanas a serem enfrentadas.
Sistematização das contribuições: PDF
Diagnóstico: PDF
Programa de Interesse Público: PDF
Mapas: PDF