PIU Ginásio do Ibirapuera

 

O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido pelo Ginásio do Ibirapuera, é um equipamento público gerido pelo Governo do Estado de São Paulo. Construído ao longo das décadas de 50 e 80, o Complexo ganhou notoriedade no campo esportivo, tornando-se referência para o treinamento de confederações e atletas olímpicos, além de ter sediado vários eventos internacionais, como Jogos Panamericanos, mundiais de basquete, vôlei e handebol, lutas de boxe e de UFC. Sem esquecer também de shows musicais, como dos Rolling Stones e Bob Dylan.

Com uma área total 91 mil metros quadrados, o Complexo é composto pelo Ginásio do Ibirapuera, o Estádio de Atletismo Ícaro de Castro Mello, o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô.

O Governo do Estado pretende requalificar o Complexo Desportivo, agregando novos usos e modernizando sua infraestrutura, proporcionando melhores condições de conforto ao público, além de propiciar uma maior integração do equipamento à cidade, seja com o Parque do Ibirapuera ou com equipamentos culturais, de comércio e serviços localizados na região da Vila Mariana.

A necessidade de elaboração de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) decorre do fato desta área se tratar de uma Zona de Ocupação Especial (ZOE). De acordo com a legislação urbanística, essas zonas devem receber parâmetros urbanísticos estabelecidos por um PIU.


Processo Participativo

 

 

 

Elementos Prévios

1ª consulta pública
Entre 27 de março e 17 de abril de 2020, a Prefeitura disponibilizou consulta pública sobre os elementos prévios à elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Ginásio do Ibirapuera. O estudo foi elaborado pelo Governo do Estado, responsável pelo diagnóstico e programa de interesse público. Clique aqui para acessar.

Clique aqui para acessar o Relatório de Devolutiva.

 

Desenvolvimento do Projeto

28/05/2020 – Publicação de Autorização para elaboração do PIU Ginásio
do Ibirapuera – Diário Oficial da Cidade de São Paulo, pg. 18.

23/06/2020 – Publicação dos Elementos necessários ao desenvolvimento
do PIU – Diário Oficial da Cidade de São Paulo, pg. 45 e 46.

 

Forma final do PIU

2ª consulta pública
Entre 27 de maio e 02 de julho, a Prefeitura de São Paulo disponibilizou a segunda consulta pública online sobre o PIU Ginásio Ibirapuera. A consulta trouxe o conteúdo do Projeto de Intervenção Urbana – PIU, desenvolvido a partir do trabalho conjunto da São Paulo Urbanismo, do Grupo de Trabalho Intersecretarial e do Governo do Estado de São Paulo. O conteúdo foi composto pela Proposta de Regulação Urbanística, Modelagem Econômica e Modelo de Gestão Democrática. Além de uma minuta de Decreto regulamentador, que estabelecerá os parâmetros urbanísticos que orientarão as futuras intervenções no Complexo.  
Clique aqui para acessar

 

10/06/2021 – Reunião Câmara Técnica de Legislação Urbanística – CTLU.
Convocação; Apresentação; Extrato

10/ 06/ 2021 – Reunião – CADES Vila mariana + Conselho Gestor do Parque
do Ibirapuera.
Apresentação; Ata

24/06/2021 – Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU
Convocação; Apresentação; Extrato

25/06/2021 – Reunião CPM + CADES das Subprefeituras Vila Mariana e Pinheiros
Lista de Presença; Apresentação;  Termo de Reunião

29/06/2021 – Audiência Pública
Convite; Apresentação; Lista de presença; Youtube; Ata; Quadro de Contribuições