1. Gestão Urbana
  2. »
  3. Projeto de Intervenção Urbana...
 

Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos

atualizado em 14/08/2018

Localizado na várzea da margem direita do Rio Pinheiros, no Distrito da Vila Leopoldina, junto à CEAGESP, à Ponte do Jaguaré e próximo dos Parques Cândido Portinari e Villa Lobos, o perímetro do Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos (PIU VL-VL) tem aproximadamente 300.000 m² e grande potencial de transformação.

No local há uma concentração de áreas passíveis de desenvolvimento em grandes glebas pertencentes a um conjunto relativamente reduzido de proprietários privados, o que deverá permitir uma maior agilidade na coordenação e implementação de intervenções de interesse público.

O presente projeto busca apresentar, entre outros ganhos, uma contribuição efetiva para solucionar as graves questões de precariedade habitacional de três comunidades situadas no perímetro do PIU: Da Linha, Do Nove e Cingapura Madeirite. Para isso, busca-se alterar os parâmetros urbanos definidos pela Lei de Zoneamento para o perímetro – com base nas novas disposições e incentivos introduzidos pelo Plano Diretor Estratégico –, a fim de potencializar os recursos, contrapartidas e compensações gerados pelo desenvolvimento imobiliário.

A desejável realocação das famílias precariamente alojadas nessas áreas, inadequadas para a ocupação, será potencialmente facilitada pela disponibilidade de diversas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) no entorno do perímetro proposto, como definido pelo Plano Diretor.

 

Processo participativo

 

Diálogos sociais 

24 de julho de 2018 | Plano Urbanístico e Meio Ambiente: Ed Martinelli 

Estiveram presentes representantes do Conselho Participativo Municipal da Lapa, Fórum Social da Lapa, Instituto Rogacionista, Associação do Moradores do CEAGESP, moradores dos Condomínios da Vila Leopoldina, FAU-USP, Associação Leste dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo – ALEASP, Câmara Municipal de São Paulo, Metrô, funcionários da Prefeitura de São Paulo, além de representantes da Votorantin e Instituto URBEM – totalizando 33 (trinta e três) pessoas.

Apresentação: PDF
Lista de Presença: PDF
Ata: PDF

 

30 de julho de 2018 | Estudos Jurídicos

Estiveram presentes representantes do Conselho Participativo Municipal da Lapa, Fórum Social da Lapa, União de Moradores de Pinheiros e Lapa (UMOPI), Associação Nossa Turma,  Associação dos Moradores do Ceasa (AMC), Escritório de Advocacia Machado Mayer, Secovi-SP, FAU-USP, Câmara Municipal de São Paulo, urbanistas, advogados, empresários, funcionários da Prefeitura, além de representantes da Votorantin e Instituto URBEM – totalizando 34 (trinta e quatro) pessoas. 

Apresentação: PDF
Lista de Presença: PDF
Ata: PDF

 

31 de julho de 2018 | Estudos Econômicos

Estiveram presentes representantes da Associação dos Moradores do Ceasa (AMC), Fórum Social da Vila Leopoldina, FAU-USP, Secovi-SP, Câmara Municipal, funcionários da Prefeitura, advogados, urbanistas, além de representantes da Votorantin e Instituto URBEM – totalizando 38 pessoas.

Apresentação: PDF
Lista de Presença: PDF
Ata: PDF

 

02 de agosto de 2018 | Habitação de Interesse Social e Meio Ambiente

Estiveram presentes representantes do Conselho Participativo Municipal da Lapa, Associação dos Moradores do CEASA (AMC),  Fórum Social da Vila Leopoldina, FAU-USP, União de Moradores de Pinheiros e Lapa (UMOPI), Instituto Rogacionista, Metrô, jornalista, funcionários da Prefeitura, além de representantes da Votorantin e Instituto URBEM – totalizando 45 pessoas

Apresentação: PDF
Lista de Presença: PDF
Ata: PDF

 

Audiências Públicas

1º de novembro de 2016 | 1ª audiência pública

Em 1º de novembro de 2016, foi realizada no auditório da Igreja Batista Palavra Viva a Audiência Pública da Manifestação de Interesse Privado do Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos.

Lista de presença: PDF
Apresentação da Prefeitura: PDF
Apresentação do Proponente: PDF
Ata da audiência pública: PDF

 

22 de maio de 2018 | 2ª audiência pública

Em 22 de maio de 2018, foi realizada no auditório da Igreja Batista Palavra Viva a 2ª Audiência Pública do Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos.

Apresentação: PPT
Lista de presença: PDF
Vídeo: Youtube
Ata da Audiência Pública: PDF

 

Consultas Públicas

21 de setembro a 14 de outubro de 2016 | 1ª Consulta Pública

A Prefeitura de São Paulo lançou, entre os dias 21 de setembro e 14 de outubro de 2016, a primeira consulta pública para o Projeto de Intervenção Urbana. Foi apresentado o Diagnóstico Sócio Territorial da área estudada e o Programa de Interesse Público. Com o fim do prazo da participação, 60 contribuições foram recebidas. Clique aqui para acessar a minuta. 

Manifestação de Interesse Privado: PDF
Diagnóstico da área objeto de intervenção: PDF
Minuta da consulta pública: PDF | DOC
Mapas constantes na minuta: PDF
Contribuições recebidas: PDF | XLS
Sistematização das contribuições: PDF

 

26 de abril a 25 de maio de 2018 | 2ª Consulta Pública

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou consulta pública, entre os dias 26 de abril e 25 de maio, para o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Vila Leopoldina-Villa Lobos. A ferramenta participativa apresenta a Proposta de Ordenamento Urbanístico, a Modelagem Econômica e o Modelo de Gestão Democrática para o local. Clique aqui para acessar.

Diagnóstico Sócio-Territorial: PDF
Programa de Interesse Público: PDF
Proposta de Ordenamento Urbanístico: PDF
Modelagem Econômica da Intervenção: PDF
Modelo de Gestão: PDF
Modelo Jurídico: PDF
Caderno Completo: PDF