Leitura Atual e Processo Participativo

Em 2013 foi iniciado um diálogo aberto entre a prefeitura e os paulistanos a favor da requalificação do Centro. O objetivo foi incentivar a sua ocupação e o seu uso, transformando os espaços públicos em lugares atrativos na vida cotidiana. O processo participativo resultou na implantação do programa Centro Aberto, com mais de 90% de aprovação e nos projetos de renovação dos Calçadões e Anhangabaú, este último, espaço simbólico de toda a metrópole.

2_centro-aberto-usos

As leituras do Vale do Anhangabaú foram feitas a partir das contagens, entrevistas e das atividades do processo diálogo aberto realizado em 2013. Várias pessoas e grupos participaram deste processo.

2_1_oficinaOficinas

 

2_3_entrevistas-e-contagensEntrevistas e contagens

 

Para mais detalhes do processo diálogo aberto, acesse aqui

Uma apresentação pública foi realizada em 2013, no auditório da Prefeitura Municipal de São Paulo

2_apresentacaoImagem da apresentação

 

Entre 2013 e 2014, uma ferramenta de avaliação do espaço do Anhangabaú foi disponibilizada na plataforma gestão urbana para ouvir a opinião dos cidadãos.

2_centro-aberto-participativaFerramenta de avaliação

 

A partir do debate iniciado, da leitura histórica e da leitura atual do espaço do Vale, foram constituídos consensos que resultaram numa planta do programa, setorizando as atividades desejadas para o Vale.

02_08_programavidaurbana_1