Projeto de Intervenção Urbana Nações Unidas

O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Nações Unidas vai definir o desmembramento de uma área de 152 mil m², de propriedade da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, localizada na confluência das Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e Av. Frederico Herman Jr.

O Projeto inicia a consolidação e, servirá de parâmetro de avaliação, para que a Prefeitura de São Paulo realize permuta do lote 1 e 2 desta área – que abrange 40.850m² e é atualmente ocupada pela Prefeitura Regional de Pinheiros -, com o terreno do futuro Parque Augusta, localizado entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, de propriedade privada. O acordo viabilizará, dentre outras ações, a posse da área privada pela Prefeitura e a implantação e gestão – por dois anos – do Parque à custa dos atuais proprietários.

Esse terreno da Marginal de Pinheiros se encontra em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) e, conforme a legislação atual, deverá ser objeto de um PIU que estabeleça, entre outras diretrizes urbanísticas, melhorias das condições viárias, privilegiando pedestres, ciclistas e o uso da infraestrutura de transportes (Linha 4 Amarela do Metrô e Linha 9 Esmeralda da CPTM, além do terminal Capri da SP Trans); aumento de áreas permeáveis e áreas verdes, praças e outros locais de convívio público; instalação de equipamentos públicos, como creches e UBS;  implementação de novos mobiliários urbanos e definição do coeficiente de aproveitamento de suas futuras  edificações.

No acordo de permuta que se pretende consolidar entre a Prefeitura e os proprietários do terreno do Parque Augusta, haverá contrapartida de equipamentos públicos à Prefeitura, a fim de que haja equilíbrio financeiro entre os empreendimentos. É importante lembrar que esta área, bem como seu desenvolvimento futuro, deverá atender às diretrizes urbanísticas do Plano Diretor Estratégico – PDE; da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS em vigor; dos Planos Regionais das Prefeituras Regionais, no caso Pinheiros, além das leis que regem a Operação Urbana Consorciada Faria Lima – OUCFL.

 

Processo participativo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e da São Paulo Urbanismo, lançou Minuta Participativa para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU da Zona de Ocupação Especial – ZOE Nações Unidas.

Disponível no Gestão Urbana, essa consulta pública foi uma oportunidade para conhecer o que está sendo proposto e dar contribuições. Foi possível baixar mapas, o diagnóstico socioterritorial da área estudada e o programa de interesse público, que trazem questões urbanas a serem enfrentadas.

Clique aqui para acessar a consulta pública.

Devolutiva da 1ª Consulta Pública: PDF