PIU Nações Unidas
O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Nações Unidas foi criado para definir o desmembramento de uma área de 152 mil m², de propriedade da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, localizada na confluência das Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e Av. Frederico Herman Jr.
O Projeto serviria de parâmetro de avaliação para que a Prefeitura de São Paulo realizasse permuta do lote 1 e 2 desta área – que abrange 40.850m² e é atualmente ocupada pela Subprefeitura de Pinheiros -, com o terreno do Parque Augusta, localizado entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, de propriedade privada. O acordo viabilizaria, dentre outras ações, a posse da área privada pela Prefeitura e a implantação e gestão – por dois anos – do Parque à custa dos atuais proprietários.
Status
O PIU Nações Unidas encontra-se com a tramitação suspensa.
Processo participativo
Consulta Pública
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL e da SP Urbanismo, lançou, em março de 2018, Minuta Participativa para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana – PIU da Zona de Ocupação Especial – ZOE Nações Unidas.
Disponível no Gestão Urbana, essa consulta pública foi uma oportunidade para conhecer o que foiproposto e dar contribuições. Foi possível baixar mapas, o diagnóstico socioterritorial da área estudada e o programa de interesse público, que trazem questões urbanas a serem enfrentadas.
Clique aqui para acessar a consulta pública.
Devolutiva da 1ª Consulta Pública: PDF