Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste

O PIU Arco Leste abrange uma área de 4.536 hectares, o equivalente a 5 mil campos de futebol. Ele corta 11 distritos da cidade: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista. Por essa região passam uma linha de Metrô (Linha 3-Vermelha), três linhas de trem da CPTM (Linha 11-Coral, Linha 12-Safira e Linha 13-Jade), terminais de ônibus e faixas exclusivas.

Por conta de sua heterogeneidade, esse território é dividido pelo plano urbanístico em três porções. A porção oeste, formada pelos núcleos Tatuapé, Penha, Vila Maria e Cangaíba, é onde se observa o maior desenvolvimento da região, com a presença de usos diversificados (prédios de alto e médio padrão, indústrias, armazéns), mas que ainda assim necessita de mais opções de empregos. Na porção central, composta pelos núcleos Avenida São Miguel e Ermelino Matarazzo, a predominância é de prédios de médio padrão e baixo índice de empregos por habitantes. Por fim, integrada pelos núcleos Centro de São Miguel e Avenida Marechal Tito, a porção leste é a que possui maior precariedade habitacional e pouca oferta de vagas trabalho formal.

Na prática, o PIU Arco Leste tem como objetivos a redução da precariedade habitacional, a ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos, o equilíbrio entre empregos e moradias, fortalecendo e expandindo novas centralidades locais na direção das áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho, e o incentivo aos modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.


O PIU Arco Leste encontra-se em fase de consolidação

1ª Consulta Pública

Entre os dias 21 de março e 17 de abril de 2022, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo, disponibilizou a primeira consulta pública online sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste.  Acesse aqui a consulta pública.

- Síntese das contribuições recebidas: PDF

 


Oficinas Públicas

Moradores da zona leste de São Paulo tiveram mais uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento do PIU Arco Leste. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo realizaram oficinas presenciais na região de cada subprefeitura beneficiada pelo Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Nesses encontros, a população apontou problemas existentes e indicou ações prioritárias para o plano urbanístico. Confira a publicação no Diário Oficial.

Confira abaixo a agenda de oficinas públicas:   

 

Subprefeitura São Miguel Paulista 
Data: 16 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí 


Subprefeitura Itaim Paulista

Data: 18 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3012 - Itaim Paulista


Subprefeitura Penha
Data: 24 de agosto
Horário: 17h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua Candapuí, 492 - Vila Marieta


Subprefeitura Ermelino Matarazzo
Data: 25 de agosto
Horário: 17h30
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Avenida São Miguel, 5550 - Jardim Cotinha


Subprefeitura Vila Guilherme/Vila Maria
Data: 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Subprefeitura
Endereço: Rua General Mendes, 111 - Vila Maria Alta


Subprefeitura Mooca
Data: 30 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Universidade São Judas Tadeu, Bloco A, Térreo, Sala T06
Endereço: Rua Taquari, 546 - Móoca

 

Acesse aqui as fotos das oficinas

 


2ª Consulta Pública

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou, entre os dias 14 de julho e 08 de setembro de 2023, a 2ª consulta pública on-line para o PIU Arco Leste. A população contribuiu através de formulário digital ou pessoalmente nas praças de atendimento das subprefeituras de Vila Maria-Vila Guilherme, Mooca, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista. 

Como participar? 

Foram disponibilizadas as seguintes formas de participação para aprimorar o PIU Arco Leste: 

Participe+ : a população pôde acessar a apresentação sobre o PIU, conferir mapas e quadros que mostram as intervenções sugeridas e enviar sua contribuição.

Formulário digitala população foi convidada a responder a um questionário para indicar problemas e soluções para a região onde mora. 

Praças de Atendimento das Subprefeituras:  o munícipe pôde comparecer à praça de atendimento da subprefeitura onde foram expostos os Mapas de Propostas do PIU Arco Leste e preencher manualmente o formulário de contribuições disponível no canal Participe+. Também foi disponibilizado acesso ao questionário presente no formulário digital por meio do QRcode ou do link do cartaz de divulgação do PIU Arco Leste. Confira abaixo as subprefeituras contempladas: 

– Subprefeitura Itaim Paulista 

– Subprefeitura São Miguel 

– Subprefeitura Ermelino Matarazzo 

– Subprefeitura Penha 

– Subprefeitura Vila Maria-Vila Guilherme 

– Subprefeitura Mooca 

O atendimento nessas praças ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Saiba aqui o endereço de cada uma

Proposição dos Elementos Prévios

  • -

 

Consulta Pública Inicial

1ª Consulta Pública
21/03/2022 a 17/04/2022
Acesse aqui a consulta pública
Síntese das contribuições recebidas

Oficinas Públicas
16/08/2022 a 30/08/2022
Confira a publicação no Diário Oficial

 

Avaliação SMUL
-

 

Elaboração
-

 

Discussão Pública

2ª Consulta Pública
14/07/2023 a 08/09/2023
Participe+
Formulário digital
Oficinas (Notícia)
Oficinas (Fotos)