AIU Jurubatuba
A Área de Intervenção Urbana (AIU) Jurubatuba está inserida em um perímetro de 898 hectares, que abrange parcialmente os distritos Socorro, Campo Grande, Santo Amaro e Jardim São Luís.
Dentro dessa área há dois dos maiores vetores de verticalização da cidade: 1) o maior polo de empregos e serviços da metrópole, composto pelas avenidas Faria Lima, Luís Carlos Berrini e Chucri Zaidan e 2) um importante trecho de adensamento habitacional caracterizado pela Av. Santo Amaro e pela Linha 5 – Lilás do Metrô.
A AIU JU tem como principal objetivo prolongar esses dois vetores em direção às orlas do Rio Jurubatuba e do Canal Guarapiranga. Para acompanhar a ação, o Plano Urbanístico prevê uma série de intervenções públicas, como:
– Implantação de novos parques
– Implantação e/ou requalificação de praças
– Abertura de novas vias e alargamento/requalificação do viário existente
– Recuperação de córregos e obras de drenagem
– Transposições (ciclopassarelas sobre rios e córregos, pontilhão e ponte)
– Enterramento/Remanejamento de linhas de alta tensão
– Criação de um polo tecnológico no distrito de Socorro
PIU Arco Jurubatuba
A AIU é resultado da aprovação do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba em 20 de junho de 2023 através da Lei 17.965/2023.
Em 25 de julho de 2024, a Prefeitura sancionou a Lei 18.178/2024 que substitui os mapas e quadros da lei (17.965/2023) que aprova o PIU Arco Jurubatuba. O objetivo é corrigir lacunas jurídicas e adequar o plano com a legislação urbana vigente.
Status
A Área de Intervenção Urbana (AIU) Jurubatuba encontra-se instituída através das leis 17.965/2023 e 18.178/2024.