AIU Jurubatuba

A Área de Intervenção Urbana (AIU) Jurubatuba está inserida em um perímetro de 898 hectares, que abrange parcialmente os distritos Socorro, Campo Grande, Santo Amaro e Jardim São Luís.

Dentro dessa área há dois dos maiores vetores de verticalização da cidade: 1) o maior polo de empregos e serviços da metrópole, composto pelas avenidas Faria Lima, Luís Carlos Berrini e Chucri Zaidan e 2) um importante trecho de adensamento habitacional caracterizado pela Av. Santo Amaro e pela Linha 5 – Lilás do Metrô. 

A AIU JU tem como principal objetivo prolongar esses dois vetores em direção às orlas do Rio Jurubatuba e do Canal Guarapiranga. Para acompanhar a ação, o Plano Urbanístico prevê uma série de intervenções públicas, como: 

– Implantação de novos parques 

– Implantação e/ou requalificação de praças 

– Abertura de novas vias e alargamento/requalificação do viário existente 

– Recuperação de córregos e obras de drenagem 

– Transposições (ciclopassarelas sobre rios e córregos, pontilhão e ponte) 

– Enterramento/Remanejamento de linhas de alta tensão 

– Criação de um polo tecnológico no distrito de Socorro 

 

PIU Arco Jurubatuba 

A AIU é resultado da aprovação do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba em 20 de junho de 2023. Clique aqui para saber mais. 

 

Status

Em 20 de junho de 2023, foi sancionada a Lei 17.965/2023 que aprova o PIU Arco Jurubatuba e institui as Áreas de Intervenção Urbana (AIU) Vila Andrade, Jurubatuba e Interlagos. 

 

Legislação

Mapas