Agenda

28 Nov | Quinta-feira

GeoSampa e o Processo de Reabilitação de Áreas Contaminadas no Município de São Paulo – São Paulo Tech Week

8h30-12h

Plug CXLT Pinheiros - Rua Lisboa, 890 – Pinheiros

Informações:

Em função do crescimento urbano e do perfil econômico da cidade, o Município de São Paulo passa por uma constante mudança quanto ao uso e ocupação do solo, ocasionando a busca por áreas para implantação de empreendimentos, as quais muitas vezes apresentam histórico de atividade industrial, o que pode ter gerado contaminação do solo e da água subterrânea.

Os processos de identificação de contaminações ambientais, medidas de intervenção e reutilização de áreas contaminadas tem sido desafiador nas últimas décadas para incorporadores, consultorias ambientais, indústrias e empresas de comércios e serviços.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, por meio do Grupo Técnico de Áreas Contaminadas (GTAC) pertencente à Divisão de Compensação e Reparação Ambiental (DCRA) da Coordenação de Licenciamento Ambiental (CLA), divulga trimestralmente o Relatório de Áreas Contaminadas e Reabilitadas do Município e analisa os estudos ambientais referentes ao gerenciamento de áreas contaminadas para as obtenções de licenças e alvarás de empreendimentos localizados no Município de São Paulo.

Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo conta com uma grande base de dados geoespaciais e a disponibiliza a todos os cidadãos pelo portal GEOSAMPA.

Este encontro contempla duas participações, onde no primeiro módulo, o Grupo Técnico de Áreas Contaminadas (GTAC) apresenta aos participantes as informações sobre o processo de gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito municipal, a legislação incidente sobre o tema e os procedimentos adotados para análise dos processos administrativos, bem como os bancos de dados utilizados para identificação de áreas com potencial de contaminação.

A segunda parte do evento preparada pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Município, conta com uma oficina da ferramenta GEOSAMPA para apresentar o conteúdo e possibilitar a realização de uma série de análises a partir dos mapas e das informações integradas no portal. Com o domínio da ferramenta e utilizando seus recursos, os participantes serão convidados a pensar a Cidade de São Paulo com foco nas questões ambientais.