27/03/2024

Conheça os candidatos da sociedade civil ao Conselho Gestor da AIU Vila Leopoldina-Villa Lobos

Somente o representante de Associação de Bairro será definido por eleição; votação acontece em 28 de abril, na EMEF Ministro Aníbal Freire



Divulgados os candidatos que disputarão vagas para representantes da sociedade civil através da eleição do Conselho Gestor da Área de Intervenção Urbana (AIU) Vila Leopoldina-Villa Lobos. Para o biênio 2024-2026, o segmento Associação de Bairro foi o único com mais de uma candidatura habilitada e será definido por assembleia realizada em 28 de abril, na EMEF Ministro Aníbal Freire. Confira a homologação das candidaturas no Diário Oficial.

Ao todo, três entidades disputarão uma única vaga para o segmento Associação de Bairro com atuação na região do plano urbanístico:

Número: 01
CANDIDATURA: Associação dos Moradores do Ceasa – AMC

Número: 02
CANDIDATURA: Associação de Amigos e Moradores pela Preservação dos Bairros Alto da Lapa e Bela Aliança – ASSAMPALBA

Número: 03
CANDIDATURA: Associação Viva Leopoldina – AVL

A assembleia de eleição acontecerá em 28 de abril, das 9h às 17 horas, na EMEF Ministro Aníbal Freire. O endereço é Rua Silva Airosa, 100 – Vila Ribeiro de Barros.

No local poderá votar somente o representante legal de entidade que se inscrever até 3 de abril por meio do site da eleição.

Nesta eleição os candidatos serão escolhidos por seus pares, ou seja, somente associações de bairro previamente inscritas terão direito a voto.

 

 

SEGMENTOS COM ENTIDADES DEFINIDAS

Os segmentos “Setor Empresarial”, “Organização Não-Governamental” e “Entidade Acadêmica ou de Pesquisa com atuação em questões urbanas e ambientais” tiveram candidaturas únicas homologadas. Confira abaixo:

Organização Não Governamental
Instituto Acaia / Associação Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma

Entidades Acadêmicas ou de Pesquisa com atuação em questões urbanas e ambientais
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Setor Empresarial
Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo – AsBEA-SP / Associação Comercial de São Paulo – ACSP*

*A Comissão Eleitoral acatou pedido de unificação das candidaturas das entidades ACSP, SECOVI-SP e AsBEA-SP.

 

 

INSCRIÇÕES

Entre os dias 9 e 29 de fevereiro, interessados puderam se candidatar, de forma on-line ou presencial, para o Conselho Gestor. Os dois modos de inscrição foram igualmente aceitos. Os requisitos para as candidaturas e demais informações sobre o processo eleitoral estão estabelecidos no Edital n°001/2024/SMUL e em edital de retificação. Confira aqui.

Ao todo, foram recebidas 9 inscrições para as 4 vagas em disputa nesta eleição: 1 entidade candidatou-se à vaga de organização não governamental; 5 para a vaga de associação de bairro; 1 à vaga de entidade acadêmica ou de pesquisa e outros 2 para a vaga de representante do setor empresarial.

 

 

COMO O CONSELHO GESTOR SERÁ COMPOSTO?

O Conselho Gestor da Área de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos será coordenado e secretariado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), através da Assessoria Técnica de Colegiados e Comissões – ATECC.

O grupo terá formação paritária, sendo composto por dez (10) representantes do poder público (titular e suplente) e dez (10) representantes da sociedade civil (titular e suplente).

Os membros da administração municipal serão indicados pelos titulares das pastas definidas na legislação.

Já a sociedade civil poderá participar do Conselho através de duas formas: indicação e assembleia de eleição. No primeiro caso, serão indicados três (3) representantes do Conselho Gestor de Zona Especial de Interesse Social – ZEIS do Perímetro de Adesão do PIU-V e três (3) representantes do Conselho Participativo da Lapa.

As demais 4 (quatro) vagas serão definidas a cada dois anos através de processo eleitoral. É justamente o que ocorre agora em 2024.

 

 

AIU VILA LEOPOLDINA-VILLA LOBOS

A AIU Vila Leopoldina-Villa Lobos entrou em vigor na cidade através da sanção da Lei 17.968/2023, em 20 de junho de 2023. Ela prioriza o atendimento habitacional de 1.200 famílias que vivem de forma precária nas comunidades da Linha, do Nove e do Cingapura Madeirite, na zona oeste da capital.

Clique aqui para saber mais

 
 

Texto: ASCOM