Ligue os Pontos

O projeto Ligue os Pontos, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento – SMUL em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais, é resultado de um esforço da Prefeitura de São Paulo de promover o desenvolvimento sustentável do território rural e suas relações com o urbano a partir da Cadeia da Agricultura.

A partir deste diagnóstico e com enfoque às problemáticas da expansão da mancha urbana sobre áreas ambientalmente sensíveis e dos altos índices de vulnerabilidade social destas regiões, o projeto identifica a necessidade de incentivar usos mais sustentáveis da terra, em específico nas áreas de proteção de mananciais da região sul da cidade. Trata-se de uma estratégia de promover a sustentabilidade ambiental integrada à valorização da atividade econômica da agricultura familiar.

Além disso, uma série de políticas públicas e iniciativas incidem sobre esse território e essa temática, muitas vezes de forma descoordenada e descontinuada. É de fundamental importância conectar e fortalecer essas ações, tendo em vista toda a cadeia de valor da agricultura, de modo a integrar as políticas públicas setoriais, construir novas oportunidades e impulsionar a atividade econômica local, em especial a dos agricultores. 

Com esta visão, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies, que premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas em cidades da América Latina e Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, tendo como pressuposto que um dos desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é a promoção de uma relação sustentável entre as áreas urbanas e rurais. A premiação, no valor de 5 milhões de dólares americanos, irá financiar a implementação do projeto por três anos. As cidades de Santiago, Medellín, Guadalajara e Bogotá foram as demais vencedoras.

Além da SMUL, coordenadora do projeto, integram a comissão intersecretarial de acompanhamento do projeto as Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, Trabalho e Empreendedorismo, Assistência e Desenvolvimento Social, Relações Internacionais e Inovação e Tecnologia. A articulação intersetorial para a realização do projeto constitui uma estratégia fundamental para o enfrentamento de problemas complexos, como é o caso da realidade rural das bordas de São Paulo. A partir da conexão entre as diversas ações que ali incidem, criam-se sinergias para efetivar a valorização da agricultura na Zona Rural Sul de São Paulo.