22/09/2017

Comitê Gestor presta contas sobre despoluição do Rio Tietê, córregos da capital e plano de saneamento

Desde janeiro, a Prefeitura vem atuando em 81 córregos do Município, com serviços de zeladoria, limpeza e retirada dos esgotos da rede de drenagem



Ponte Grande e Observatório Astronômico no Rio Tietê em 1885. Foto de Marc Ferrez

Hoje, 22 de setembro, é o Dia do Rio Tietê. Conhecido como o mais paulista dos rios, foi eixo de avanço das fronteiras do Brasil e indutor do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Entretanto, pagou com a sua vida a descontrolada urbanização observada na Região Metropolitana de São Paulo ao longo do século XX.

A despoluição das águas urbanas da cidade, inclusive as do Rio Tietê, é atribuição da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Nesta data comemorativa, o vice-prefeito Bruno Covas preside reunião do Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da Capital Paulista para apresentar os resultados alcançados pela atual gestão com vistas à melhoria das qualidades das águas da bacia do Rio Tietê. Também serão expostos a atualização do Plano Municipal de Saneamento e os resultados alcançados pelo Programa Córrego Limpo.

Desde janeiro, a Prefeitura de São Paulo vem atuando em 81 córregos do Município, com serviços de zeladoria, limpeza e retirada dos esgotos da rede de drenagem. Recentemente, o Prefeito João Doria entregou o 150º córrego da Cidade totalmente despoluído: o córrego Uberaba, no bairro da Vila Clementino, com área drenada de 10 quilômetros quadrados. As obras realizadas neste córrego retiraram de suas águas 5.184.000 litros de esgoto por dia e beneficiaram mais de 100.000 pessoas.

Avançar na melhoria da qualidade das águas do rio Tietê é um dos grandes desafios que está sendo vencido com as boas práticas de gestão e com a integração de esforços da sociedade e do poder público.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *