20/04/2016

Prefeitura disponibiliza mapa histórico de 1930 no Geosampa

Acessando o portal, a cartografia do Sara Brasil poderá ser usada como mapa base da Cidade de São Paulo



alternativa2 gestao
Quem acessa o Geosampa agora pode contar com mais uma possibilidade de pesquisa: a de uso da cartografia do Sara Brasil como mapa base da Cidade de São Paulo.

O novo recurso permite sobrepor informações atuais – como por exemplo linhas de ônibus, equipamentos urbanos e drenagem – àquelas existentes no mapeamento histórico.

O Sara Brasil é um levantamento pioneiro feito com uma técnica chamada aerofotogrametria, que consiste num mapeamento feito a partir de fotos áreas. O trabalho foi realizado entre 1928 e 1933 pela empresa italiana Societá Anônima de Rilevamenti Aerofotogrammetrici – SARA. O projeto fez com que São Paulo fosse a primeira cidade no mundo a produzir cartas detalhadas em escala 1:1.000, impressas também em 1:5.000.

Além do Sara Brasil, o Geosampa conta com mais três mapas-base disponíveis: político-administrativo (com a divisão por subprefeitura), de topografia (com a representação do relevo) e ortofoto (representação fotográfica). A plataforma possui também mais de 150 temas detalhados e georreferenciados para visualização e download.

O Geosampa é um portal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), feito por meio do Departamento de Informações (DEINFO), e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM)

Acesse: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br




Comentários

  1. Agronopolos em disse:

    Adorei o site
    Ajuda até para saber historia ou aonde comprar casa (por causa que mostra as áreas de risco

  2. Esses Mapas da Sara Brasil Feitos Entre os Anos de 1928/1933 Pelos Irmãos Umberto Nistri e Amadeo Nistri. É Muito Importante Para Que Possamos Comparar O Grau de Destruição Do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo. O Cidadão Tem Que Ter Acesso a Esse Material Como Forma de Comparar A Mudança Da Cidade de São Paulo. Estou Usando Um Mapa da Sara Brasil de 1930 da Barra Funda, para Comparar Junto com Uma Foto do terminal de Parada de Trens Da Fepasa Na Barra Funda de 1978. esse Terminal é hoje o Memorial da América Latina. Como Moro Na Barra Funda à 54 Anos, Conheço Muito Bem o Local Da Foto. Só Ficou de Pé o Edifício da Gráfica e a Vila Ferroviária. Estou Fazendo Várias Fotos e Vídeos entrevistando as Pessoas da Vila Ferroviária. no Mês de Setembro Vou Postar no Meu Canal do Youtube. Canal jacks sp. Saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *