25/08/2014

SMDU apresenta novo PDE ao Conselho Participativo da Cidade

Encontro aconteceu no Centro Cultural São Paulo e contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.



A Prefeitura de São Paulo apresentou no sábado, dia 23, o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) em reunião do Conselho Participativo da Cidade, no Centro Cultural São Paulo. O encontro contou a presença de aproximadamente 285 entre visitantes e conselheiros.

O novo Plano Diretor vai orientar as transformações da cidade pelos próximos 16 anos e para atingir os objetivos desejados é necessário combater a terra ociosa, que não cumpre a função social; implantar a política habitacional para quem precisa; valorizar o meio ambiente; orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público; qualificar a vida urbana na escala de bairro; promover o desenvolvimento econômico na cidade; preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais; e fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade.

Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad falou sobre a importância do novo Plano e os avanços que ele traz, com foco na saúde.

“Hospital público é 100% SUS e a saúde também entra no nosso PDE. O hospital público de Palheiros será entregue, Hospital Santa Marina e Hospital Brasilândia também. No ano que vem entregaremos 15 hospitais dia e UPAs de acordo com suas necessidades e locais. Vai ser um trabalho de primeira” disse.

Para elaboração do novo PDE, estratégias foram pactuadas durante o maior processo participativo da história de São Paulo, somando 114 audiências públicas, 25.692 participantes e um total de 10.147 contribuições.

“O PDE traz estratégias urbanísticas fundamentais para a construção da cidade que queremos, articulando serviços de educação, esportes, saúde, trabalhos e assistência social”, disse o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

Entenda os objetivos do plano

O principal objetivo do novo PDE é humanizar e reequilibrar São Paulo, aproximando moradia e emprego e enfrentando as desigualdades socioterritoriais. Para atingir esses objetivos é necessário combater a terra ociosa, que não cumpre a função social; implantar a política habitacional para quem precisa; valorizar o meio ambiente; orientar o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público; qualificar a vida urbana na escala de bairro; promover o desenvolvimento econômico na cidade; preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturais; e fortalecer a participação popular nas decisões dos rumos da cidade.

A criação da Macroárea de Estruturação Metropolitana define um território estratégico na relação de São Paulo com os demais municípios da metrópole. Espaço destinado a projetos específicos que tem como um dos principais objetivos requalificar os espaços públicos reaproximando a cidade das suas águas.

Edifícios de uso misto com fachadas ativas que dêem vida aos espaços públicos da cidade serão incentivados ao longo dos eixos de transporte coletivo, locais prioritários para a transformação urbana e otimização da terra urbana, o que permite resguardar mais tranquilidade para os bairros residenciais situados entre os eixos dessa rede.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *