22/08/2025
Prefeitura de São Paulo firma acordo de cooperação com Insper para requalificação da Rua Uberabinha, na Vila Olímpia
Iniciativa prevê modernizar a infraestrutura urbana do local dando mais conforto a pedestres e ciclistas
A Prefeitura de São Paulo firmou nesta sexta-feira (22) um Acordo de Cooperação com o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa para a requalificação da Rua Uberabinha, localizada na Vila Olímpia, zona sul da cidade. O compromisso foi homologado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) após chamamento público.
O acordo, firmado entre a SMUL, a Subprefeitura de Pinheiros e o Insper, não contará com repasse de recursos públicos, e prevê que todas as despesas sejam integralmente custeadas pela entidade parceira. O objetivo é modernizar a infraestrutura da região e ampliar a segurança e o conforto de pedestres e ciclistas, sobretudo por se tratar de um eixo de grande circulação de estudantes, trabalhadores e moradores.
A intervenção abrangerá o trecho da Rua Uberabinha entre a Rua Quatá e a Avenida Hélio Pellegrino, além de outros pontos definidos no edital, como as esquinas da Rua Uberabinha com a Rua Quatá e com a Rua Helion Póvoa; o cruzamento da Rua Quatá com a Rua Baluarte; e a Rua Baluarte, entre os números 87 e 111.

Perspectiva artística do projeto de requalificação da Rua Uberabinha
A proposta foi elaborada por técnicos da SMUL em diálogo com outros órgãos municipais e aprimorada a partir da contribuição popular, obtida por meio de consulta pública online realizada entre março e abril de 2024 e de audiência pública em agosto do mesmo ano. As sugestões da sociedade civil resultaram, por exemplo, na inclusão do cruzamento da Rua Quatá com a Rua Baluarte e de um novo trecho da própria Rua Baluarte, após estudos técnicos confirmarem a viabilidade.
A requalificação da Rua Uberabinha integra a iniciativa “Repensando Espaços Públicos”, que busca, a partir de parcerias entre poder público e iniciativa privada,transformar ruas em ambientes mais seguros, sustentáveis e acolhedores, não apenas para circulação, mas também para permanência e convivência comunitária.

Perspectiva artística do projeto de requalificação da Rua Uberabinha
No perímetro do acordo com o Insper, estão previstas a substituição das calçadas e do leito de vias, a implantação de travessias elevadas para pedestres, a elevação e mudança da pavimentação de trechos da Rua Uberabinha, que será transformada em via compartilhada, e a implantação de um novo sistema de microdrenagem. Também serão executadas melhorias no paisagismo, com jardins de chuva e soluções baseadas na natureza para retenção de águas pluviais, instalação de mobiliário urbano, nova sinalização horizontal e vertical e ampliação das áreas verdes e dos espaços de lazer e convivência.
Além disso, será avaliada a viabilidade do enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações, medida que contribuiria para maior qualidade urbanística e ambiental.
O cronograma de execução prevê 60 dias para elaboração dos projetos, outros 60 dias para o processo de licenciamento e mais 180 dias para a realização das obras, totalizando 300 dias. Para além da requalificação física, o projeto também prevê o monitoramento de indicadores e a promoção de ações culturais e comunitárias que reforcem a apropriação do espaço pela população, assim como a prestação de serviços de manutenção do espaço requalificado pelo período de 10 anos. Dessa forma, a Prefeitura de São Paulo e o Insper reafirmam seu compromisso com a inovação urbana, a mobilidade ativa e sustentável e a valorização do espaço público, beneficiando diretamente moradores, estudantes, trabalhadores e instituições que atuam na região da Vila Olímpia.
Rua Uberabinha
A Rua Uberabinha está situada no bairro da Vila Olímpia, território da Subprefeitura de Pinheiros. Perpendicular à Avenida Hélio Pellegrino e próxima à Avenida Santo Amaro, a via integra um importante eixo de ligação entre as zonas Oeste e Sul da cidade.
Em seu entorno imediato, encontram-se edifícios do Insper em ambos os lados da rua e, logo acima, no cruzamento com a Rua Quatá, está localizada a Universidade Anhembi Morumbi. A presença desses equipamentos, somada a outros seis estabelecimentos de ensino na região, além do comércio e serviços locais, contribui para a intensa movimentação de pessoas de diferentes idades, especialmente nos horários de entrada e saída de estudantes.
Segundo dados apresentados pelo Insper, a instituição é responsável por gerar um fluxo superior a 2 mil alunos pela manhã e mais de 3 mil no período noturno, o que reforça o papel estratégico da Rua Uberabinha como espaço de circulação e convivência urbana.